Por Lucyenne Landim Publicado em 15 de setembro de 2023 | 12h54 - Atualizado em 15 de setembro de 2023 | 12h54
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva — Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta sexta-feira (15), a lei que concede reajuste salarial de 9% a servidores públicos que integram o Poder Executivo federal. O aumento também será aplicado a aposentados e pensionistas. A medida foi publicada no Diário Oficial da União.
O reajuste salarial linear foi concedido por Lula em abril deste ano por meio de Medida Provisória, que tem aplicação imediata. Ainda assim, uma MP precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Caso contrário, a mudança promovida perde a validade. O Congresso Nacional concluiu a votação em agosto deste ano.
O acordo para reajuste dos servidores federais foi assinado em 24 de março, no Ministério da Gestão e Inovação. após uma mesa de negociação com representantes da categoria. De acordo com o Palácio do Planalto, na época da publicação da MP, o aumento salarial impacta 1 milhão de pessoas com "mais poder de compra, com um impacto direto na economia de cerca de R$ 11 bilhões ao longo deste ano".
https://www.otempo.com.br/politica/governo/lula-sanciona-lei-que-reajusta-salario-de-servidores-federais-em-9-1.3234788
Nenhum comentário:
Postar um comentário