Por g1 Zona da Mata — Juiz de Fora
13/07/2023 15h10
Árvore caiu com a força do vento na Rua Mariano Procópio, em Juiz de Fora — Foto: Pedro Emerenciano/g1
Ao menos cinco árvores caíram nesta quinta-feira (13) em Juiz de Fora, por causa da força dos ventos nesta quinta-feira (13). Os registros foram nos bairros Morro da Glória, Bandeirantes, Mariano Procópio, São Mateus e Salvaterra.
Conforme Corpo de Bombeiros, quatro destas ocorrências de queda de árvores foram registradas até 16h. Porém, o g1 flagrou outra na Rua Mariano Procópio. O trânsito seguia normalmente e arvoredo permanecia caído local até a última atualização desta reportagem.
Rajadas de vento de 68,04 km/h foram registradas no início da tarde desta quinta-feira em Juiz de Fora. A informação confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ainda revela que a situação climática é causada pela chegada de um ciclone extratropical na região Sudeste.
De acordo com dados da agência, a média de km/h às 12h alcançou 33 km/h. Com os índices, a Defesa Civil solicitou que a população fique atenta aos alertas emitidos e, em caso de emergência, acione o órgão pelo telefone 199.
Alertas de perigo
Como noticiado pelo g1 na manhã desta quinta, Juiz de Fora e grande parte da Zona da Mata estão sob alerta do Inmet. Foram emitidos alertas de "perigo" para os vendavais e o declínio nas temperaturas, que ocorrem quando há uma queda de ao menos 5 °C.
Além disso, atua na cidade uma massa de ar seco e quente, o que provoca uma queda significativa da umidade relativa do ar, que pode chegar aos 26%. No início desta tarde, o índice já bateu 30%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o valor considerado saudável é entre 50% e 60%.
A baixa umidade pode provocar ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de aumentar os riscos de incêndios florestais.
O que é um ciclone extratropical?
Ciclone: entenda a formação e as diferenças entre extratropical, tropical e subtropical
Os ciclones são sistemas de baixa pressão atmosférica, isto é, regiões causadoras de tempo adverso em grande escala. Apesar de o nome assustar, eles são mais comuns do que imaginamos.
Ao todo, existem três tipos de ciclones. Os extratropicais, por sua vez, são aqueles associados às frentes frias (regiões que demarcam o avanço de massas de ar).
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2023/07/13/ventos-de-mais-de-65-kmh-derrubam-arvore-em-juiz-de-fora-que-esta-sob-alerta-de-vendaval-veja-fotos-e-videos.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário