Por g1 Zona da Mata
24/07/2023 16h05
Carrapato-estrela é o hospedeiro da bactéria que causa a febre maculosa — Foto: Ministério da Saúde/Reprodução
Entre as cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, até esta segunda-feira (24) há apenas um caso confirmado de febre maculosa em 2023, em Matias Barbosa, de acordo com dados atualizados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Há também diversos casos suspeitos em São João del Rei e uma morte em investigação em Juiz de Fora. Os números divulgados nesta reportagem são relativos aos municípios da área de cobertura da TV Integração.
Na manhã desta segunda-feira, a SES-MG confirmou ao g1 que a morte suspeita de febre maculosa em Juiz de Fora é de um menino de 13 anos. O adolescente começou a ter sintomas no dia 18 de julho, com agravamento na última quinta-feira (20) e morte na madrugada de sábado (22).
No dia 14 também deste mês, o g1 mostrou que a Secretaria Municipal de Saúde de São João del Rei havia registrado mais de 10 casos suspeitos de febre maculosa. O número foi atualizado nesta segunda-feira à produção da TV Integração para 17.
Os casos seguem em investigação e aguardam resultado dos exames, que foram encaminhados para análise da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Ainda não há uma data prevista para divulgação dos resultados.
Até esta segunda-feira foram confirmados 17 casos da doença em Minas Gerais; sendo que quatro deles evoluíram a óbito.
O que é a febre maculosa?
Febre maculosa: entenda o que é e quais os sintomas da doença
Segundo a SES-MG, a febre maculosa é uma doença febril aguda, de gravidade variável, que pode levar a morte.
É transmitida por um carrapato infectado, principalmente a espécie carrapato-estrela, que pode se hospedar em capivaras.
A doença pode demorar até duas semanas para se manifestar após o contato inicial.
Sintomas
Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas são:
Febre;
Dor de cabeça intensa;
Náuseas e vômitos;
Diarreia e dor abdominal;
Dor muscular constante;
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
Gangrena nos dedos e orelhas;
Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é realizado com antibiótico específico, segundo o Ministério da Saúde. Para isso, é necessário que se busque atendimento médico assim que surgirem os primeiros sintomas. Em alguns casos pode ser necessário internação.
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2023/07/24/febre-maculosa-veja-casos-suspeitos-e-confirmados-na-zona-da-mata-e-vertentes.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário