quinta-feira, 2 de março de 2023

Quarta adutora - Obras de travessia do Rio Paraibuna acontecem em dois pontos do curso d'água

JUIZ DE FORA - 2/3/2023 - 13:41

Nesta quinta-feira, 2, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) executa a travessia do Rio Paraibuna, instalando uma tubulação em arco sobre dois pontos do curso d'água. Um das intervenções está ocorrendo na Avenida Garcia Rodrigues Paes, na altura do bairro Barbosa Lage, e é parte integrante das obras da quarta adutora. Composta por 7.500 metros de tubos de grande porte, a nova adutora irá garantir melhor distribuição de água para toda Juiz de Fora pelos próximos 70 anos.

Outra equipe da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) executa a travessia do Paraibuna na altura do número 6.123 da Avenida Brasil, no bairro Santa Terezinha. Na sequência, está prevista ainda a travessia do Córrego Humaitá, no bairro Industrial. Além disso, serão realizados serviços de interligações de redes nas comunidades de Barbosa Lage e Mariano Procópio. A previsão é de que a quarta adutora comece a operar já neste primeiro semestre de 2023.

Obra será alternativa à segunda adutora

Orçada em cerca de R$ 35 milhões, a quarta adutora irá ampliar a capacidade de transporte de água entre as unidades da Cesama e a região central, reforçando o sistema e proporcionando, ainda, maior estabilidade para o abastecimento de toda a cidade. A nova tubulação também será uma alternativa à segunda adutora, construída em 1970, que liga a Estação de Tratamento de Água (ETA) Marechal Castelo Branco ao Centro.

“Com a obra, estaremos menos dependentes da segunda adutora, que, por passar pela Mata do Krambeck, é de difícil manutenção. Desta forma, evitaremos futuros transtornos para a população, pois a nova adutora terá função semelhante à da segunda, porém, contando com uma capacidade de vazão maior, acesso facilitado para reparos, entre outras vantagens. Ela ainda poderá receber a contribuição da terceira adutora, que transporta a água da ETA Walfrido Machado Mendonça. Assim, teremos mais uma opção para levar o volume produzido nas duas estações para a região central”, explicou o diretor de Desenvolvimento e Expansão da Cesama, Marcelo Amaral.

Contando com uma tubulação de ferro fundido, com 1.200 e 900 milímetros de diâmetro, a quarta adutora partirá da Estrada da Remonta, entre a ETA Marechal Castelo Branco e o bairro Parque das Torres, atravessando o Rio Paraibuna até o Acesso Norte, na divisa entre a comunidade de Barbosa Lage e o Colégio Militar, seguindo até Santa Terezinha e cortando novamente o Paraibuna, onde se interligará ao sistema de distribuição da Cesama.

Outras informações: (32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=78844

Nenhum comentário:

Postar um comentário