Nove cidades mineiras são apresentadas em filmes que a Rede Minas exibe semanalmente, durante todo o mês de março. Batizados de “Documentários das Geraes”, as obras mostram a cultura, a arte e o patrimônio no estado. Ouro Preto, Mariana, Itabirito, Raposos, Rio Acima, Sabará, Nova Lima, Santa Luzia, Mariana e Belo Horizonte são retratadas sob o olhar do jornalista Otávio Di Toledo, por meio da Associação Turística, Cultural, Ecológica e Esportiva de Minas Gerais. A estreia traz “O Encontro das Águas com a História – Rio das Velhas”, neste domingo (5/3).
Uma viagem cultural pelo Rio das Velhas, em seu trecho denominado Alto Curso, representativo do Ciclo do Ouro em Minas e um marco no povoamento do estado. São sete cidades no percurso, englobando municípios de tradição histórica como Ouro Preto, Itabirito, Raposos, Rio Acima, Sabará, Nova Lima e Santa Luzia. O documentário traz relatos sobre a importância histórica, cultural e ambiental do Rio das Velhas e imagens do seu leito, as paisagens, a flora e a fauna. Tem, também, entrevistas com a população ribeirinha e os aspectos e registros históricos das cidades no trajeto.
Em Ouro Preto, revelações incríveis sobre o barroco mineiro e as principais obras dos gênios daquela época, além de detalhes das igrejas e casarios de seus principais distritos. O filme também destaca as igrejas e as histórias de Itabirito, Rio Acima, Raposos e Nova Lima, com uma parada estratégica em Sabará, que foi uma das maiores cidades do Ciclo do Ouro e tinha uma importância decisiva na política e na cultura de Minas Gerais e do Brasil, mas que hoje, na questão ambiental, tem a missão de equilibrar o encontro do Rio das Velhas com o Arrudas, que carrega boa parte da poluição de Belo Horizonte. Desta forma, harmonizando cultura com meio ambiente, o documentário leva o telespectador para um incrível retorno no tempo, onde o ouro mandava em Minas, e o traz para a realidade quando mostra a triste realidade do Rio das Velhas.
Novos destinos
Nas próximas semanas, a Rede Minas exibe “Mariana - O Resgate da História e da Cultura”, que mostra o acervo cultural da cidade histórica. Ainda tem “Pampulha – Patrimônio Cultural da Humanidade”, que traz a história e beleza do conjunto arquitetônico assinado por Oscar Niemeyer. Para encerrar o mês, “Santa Luzia – 300 anos de História”, com a cidade tricentenária que pertence ao circuito turístico da Estrada Real.
O “Documentários da Geraes” estreia com “O Encontro das Águas com a História – Rio das Velhas”, neste domingo (5/3), às 11h30, pela Rede Minas. O público também confere o filme, nesse mesmo horário, no site redeminas.tv e na plataforma de streaming EMCplay.
Serviço
“Documentários da Geraes”
Datas:
5/3: “O Encontro das Águas com a História – Rio das Velhas”
12/3: “Mariana - O Resgate da História e da Cultura”
19/3: “Pampulha – Patrimônio Cultural da Humanidade”
26/3: “Santa Luzia – 300 anos de História”
Horário: 11h30
Transmissão: Rede Minas, redeminas.tv e plataforma de streaming EMCplay
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.
https://www.agenciaminas.mg.gov.br/evento/minas-gerais-e-apresentada-em-documentarios-das-geraes-durante-o-mes-de-marco-na-rede-minas
Nenhum comentário:
Postar um comentário