sexta-feira, 24 de março de 2023

Fenômeno provoca forte onda de calor e chuvas isoladas durante o fim de semana em Juiz de Fora e região

Por Pedro Emerenciano*, g1 Zona da Mata — Juiz de Fora

24/03/2023 10h08 
Céu parcialmente nublado no cruzamento avenidas Brasil e Rio Branco ponte do Manoel Honório Juiz de Fora — Foto: Roberta Oliveira/g1

O último fim de semana de março será de temperaturas elevadas e chuva isolada na Zona da Mata e Campo das Vertentes. A previsão deve se manter estável entre sexta-feira (24) e domingo (26), com noites mais frias, em relação à sensação térmica, por causa dos ventos.

Nesta sexta-feira, as condições meteorológicas são favoráveis ao tempo estável sobre as regiões, porém chuvas isoladas e de curta duração podem ocorrer. Não há previsão de massa de ar frio e consequentemente o calor continuará, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A tendência para os próximos dias, pelo menos até domingo é de temperaturas elevadas em grande parte da Região Sudeste do Brasil, devido à circulação dos ventos em médios e altos níveis da atmosfera.

A atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) promoveu elevação das temperaturas no sobre a Zona da Mata e Campo das Vertentes nos últimos dias e continuará atuando nos próximos dias

O VCAN é um centro de baixa pressão em altos níveis da atmosfera, o qual mantém em superfície tempo estável, onde se posiciona o núcleo do sistema, e favorece chuvas na periferia dele.

Com base nisso, a previsão é de elevação das temperaturas máximas que tendem a situar próximas ou acima de 36 °C em localidades isoladas das regiões.

Outono 2023
Conforme o Inmet, geralmente nesta época do ano há redução no volume de chuva e declínio da umidade do ar. Até meados de abril, inicia-se também a transição para o inverno, marcada por chuvas raras e praticamente associadas a passagem de frente frias pela região Sudeste.

As temperaturas serão mais amenas durante o período da noite e início da manhã. Junto aos demais fatores, a formação de nevoeiros estará presente durante o tempo.

Já em maio, as massas de ar frio chegam na região Sudeste com mais intensidade. Em junho, praticamente não chove em Minas Gerais.

Já a umidade do ar deve ficar próxima dos 60%, índice considerado ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Veja abaixo informações outras do Climatempo para cada dia da semana em Juiz de Fora:  
Fonte: Portal do Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet


*Estagiário sob supervisão de Fellype Alberto.

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2023/03/24/fenomeno-provoca-forte-onda-de-calor-e-chuvas-isoladas-durante-o-fim-de-semana-em-juiz-de-fora-e-regiao.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário