sexta-feira, 3 de março de 2023

Falta de água permanece em diversos bairros de Juiz de Fora e escolas suspendem aulas: 'Desesperador'

Por TV Integração — Juiz de Fora

03/03/2023 09h08 
Moradora está sem água em Juiz de Fora — Foto: TV Integração/Reprodução

Moradores de diversos bairros seguem sem água nesta sexta-feira (3) em Juiz de Fora. A situação já persiste há, pelo menos, 5 dias. Devido ao problema, escolas particulares e municipais suspenderam as aulas. O abastecimento foi afetado após um vazamento em uma adutora na Mata do Krambeck, que afetou 50% do município.

Em notas divulgadas anteriormente, a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) afirma que os trabalhos já foram concluídos e que o sistema de produção de água trabalha em carga máxima desde a madrugada de quarta-feira (1º).

Contudo, em virtude do tempo em que o abastecimento foi reduzido, o mesmo permanece em recuperação. Enquanto isso, a população sofre com a falta de água em casa para realizar tarefas domésticas, higienização e cozinhar.

“É desespero total do ser humano não ter água para beber. Não tenho ideia de como faremos para comer hoje”, disse uma moradora do Bairro Vila Ideal.

Com três crianças em casa, a mulher disse, ainda, que a escola dos filhos, também no bairro, corre o risco de suspender as atividades. “Foram dados vários prazos. Pede para aguardar, mas a gente aguarda e nada. Noites sem dormir porque a gente fica na expectativa de voltar durante a madrugada, mas nada de água”, complementou.
Torneira da cozinha de moradora sem água em Juiz de Fora — Foto: TV Integração/Reprodução

Já no Bairro Jardim Glória, um morador contou que está sem água desde o dia 1º de março. “Crianças voltam da escola, pois não tem água. Quando vai terminar esses consertos nas redes de água da Cesama", ponderou.

“Nosso Bairro Santa Cecília não tem água. Todos passando o maior sufoco”, disse outra juiz-forana.

Na Zona Norte da cidade, uma moradora do Bairro Jardim Natal também afirmou que não tem água há 2 dias.

Escolas suspendem aulas
Escolas públicas e particulares suspenderam as aulas ou estão iniciando racionamento para não agravar o problema. Veja abaixo a situação de algumas delas.

No Colégio Equipe, no Bairro São Mateus, as aulas de todas as turmas foram canceladas, exceto para os estudantes do turno integral.
Já o Colégio Santa Catarina, no Morro da Glória, apesar de ter água, pediu para que todos façam racionamento.
O Colégio de Aplicação João XXIII, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), informou que suspendeu as aulas do Ensino Médio nesta sexta-feira devido à falta de água.
Na Escola Municipal Cosette de Alencar, as atividades do turno da manhã também foram suspensas.

Nota da Secretaria de Educação
"A Secretaria de Educação informa que nesta sexta-feira, 3, somente duas escolas municipais tiveram interrupção do atendimento por conta do abastecimento de água. A Escola Municipal Cosette de Alencar (no bairro Santa Catarina), que já teve o atendimento retomado, e o prédio anexo da Escola Municipal Carlos Alberto Marques (bairro Nova Califórnia). O abastecimento de água na região do Colégio de Aplicação João XX III está normalizado. A Cesama está atendendo os locais com problemas de abastecimento por meio de caminhões pipa".

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2023/03/03/falta-de-agua-permanece-em-diversos-bairros-de-juiz-de-fora-e-escolas-suspendem-aulas-desesperador.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário