domingo, 12 de março de 2023

‘As Órfãs da Rainha’: filme pré-lançado em Cataguases recebe 4 prêmios internacionais

Por g1 Zona da Mata — Cataguases

11/03/2023 19h44 
Longa-metragem ‘As Órfãs da Rainha’ teve pré-estreia em Cataguases — Foto: Divulgação

‘As Órfãs da Rainha’, produção rodada e finalizada na Zona da Mata mineira, chama atenção da crítica e, ainda em fase de pré-estreia, já ostenta premiações internacionais.

Uma delas é troféu obtido na 14ª edição do Toronto International Women Film Festival, nos Estados Unidos. O longa também foi selecionado para o Festival Judaico de Washington e recebeu duas premiações em Los Angeles.

A obra foi filmada em Tocantins, cidade natal da diretora Elza Cataldo e lançada na última quinta-feira (9), em Cataguases, como resultado do edital de co-investimento para o desenvolvimento audiovisual da região.

Vila Morena
A trama se passa no lugarejo fictício de Vila Morena, montado em Tocantins, e conta a história das irmãs Leonor, Brites e Mécia, criadas sob proteção da Rainha de Portugal e forçadas a viajarem para o Brasil Colônia para casarem e formarem família.

O título da obra faz menção à denominação dada às primeiras mulheres que vieram de Portugal, na maioria das vezes contra sua vontade, com a missão de povoar a colônia.

‘As Órfãs da Rainha’ — Foto: Divulgação

“Eu diria que Leonor, Brites e Mécia representam nossas ancestrais. Em memória delas, busquei utilizar uma linguagem que nos represente como mulheres, e também aos negros e índios. A intolerância, a violência, a escravidão, a figura da escrava sexual, tudo isso vem à tona, dialogando com nosso momento atual. Um filme histórico pode ser passado em uma época aparentemente remota, mas que nos remete ao que ainda se passa hoje”.

Conforme a cineasta, mesmo com séculos de distância entre o período da obra e os dias atuais, a intolerância e a violência contra mulheres são situações comuns aos dois tempos.

Fomento regional
Para a produção do cenário, houve contratação de cerca de 40 pessoas residentes em cidades da região, entre técnicos, mestres de obra, marceneiros, carpinteiros e outros prestadores de serviço.

A produção faz parte das ações do Polo Audiovisual da Zona da Mata, que já finalizou mais de 60 obras audiovisuais, dentre filmes de longas e curtas-metragens, séries de televisão, animações e vídeos clipes nos últimos 10 anos.

Conforme a diretora, o filme será lançado em maio, em Belo Horizonte, e, depois, em outras cidades ainda não definidas.

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2023/03/11/as-orfas-da-rainha-filme-pre-lancado-em-cataguases-recebe-4-premios-internacionais.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário