JUIZ DE FORA - 3/2/2023 - 13:52
Juiz de Fora registrou 452,8 mm de chuva em janeiro, maior volume registrado desde 2007. É o sétimo janeiro mais chuvoso desde o início da medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no município. O volume é 52,25% acima do esperado para o mês. Neste período, a Defesa Civil registrou 314 ocorrências.
Destas, 20% foram vistorias preventivas. O objetivo dessa ação é orientar a população, identificar possíveis riscos e encaminhar medidas para reduzir os riscos. O subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins, ressalta que as vistorias preventivas permitem que as equipes antecipem possíveis problemas para evitar desastres. “Com o mapeamento de risco, identificamos os locais que precisam de vistorias preventivas e nossa equipe consegue atuar para mitigar os riscos para as próximas chuvas. É o que aconteceu, por exemplo, em Monte Verde. Lá choveu, em apenas uma hora, 25% do esperado para todo o mês e nenhuma ocorrência foi aberta. Mesmo assim, nossas equipes estiveram no local para verificar as medidas necessárias para mitigar os riscos”, afirma.
O trabalho de prevenção realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foi intensificado nesta gestão, quando a Defesa Civil passou a compor a Secretaria de Governo. A ação de forma contínua mostrou resultado. Ao longo do ano, a limpeza dos córregos e das bocas de lobo do município foram definidas com base em análise técnica da Defesa Civil, o que foi fundamental para reduzir os riscos de inundações e alagamentos. No município, não há nenhuma vítima e nenhuma pessoa está desabrigada em função das chuvas.
Em todas as regiões, os pluviômetros registraram volumes acima da média esperada. “Janeiro é historicamente um mês de desafios para a Defesa Civil. Isso porque, além de ter um volume pluviométrico muito elevado, o solo já está saturado devido ao acumulado de chuvas dos meses anteriores. Assim, o risco de deslizamento de solo é maior”, explica Luís Fernando.
As ocorrências desse tipo foram as mais frequentes em janeiro. Das 314 registradas, 95 foram de deslizamento de terra e 22 de ameaça de escorregamento. Além disso, choveu durante seis dias consecutivos entre 19 e 24 de janeiro. As pancadas de água após períodos de chuvas contínuas aumentam as chances de inundações, como as que ocorreram em Santa Luzia, no bairro Industrial e no Mariano Procópio em janeiro.
O trabalho integrado com diversos órgãos e pastas da PJF permitiu que a cidade reagisse com agilidade diante dessas situações de emergência. Nas três ocasiões, equipes do Demlurb realizaram limpeza e lavação das vias no mesmo dia. As equipes de engenharia da Defesa Civil realizaram vistorias nos imóveis afetados e todas as famílias atingidas foram atendidas pelo Serviço Social da Defesa Civil, que realizou acolhimento e encaminhamento. Neste mês foram doados 44 colchões, 29 jogos de cama, 20 telhas, além de kits de limpeza e outros itens.
Para atingir soluções definitivas, em janeiro a PJF encaminhou o Projeto de Lei (PL) de financiamento para obras de macrodrenagem nos bairros Industrial, Santa Luzia, Mariano Procópio, Democrata, Linhares e na Rua Cesário Alvim.
A prefeita Margarida Salomão assinou o decreto Nº 15.718. A iniciativa garante a isenção de 100% do Imposto Territorial Predial Urbano (IPTU) para aqueles que tiveram perda material diante das inundações em janeiro. A lista dos imóveis que receberam vistoria da Defesa Civil após a inundação e foram contemplados pelo benefício está disponível no site da PJF.
Neste mês, a PJF também ofereceu desconto na conta de água e esgoto para moradores de ruas atingidas pelas chuvas.
Juiz de Fora foi um dos sete municípios brasileiros selecionados para participar de um projeto piloto de emissão de alertas de alta severidade. A iniciativa da Defesa Civil Nacional visa possibilitar alertas no formato Flash SMS, que fica como uma notificação que se sobressai na tela e precisa ser fechado para que o usuário utilize as outras funções do celular.
A novidade está disponível para todas as pessoas cadastradas no 40199. Para receber os alertas, basta enviar um SMS com o CEP para o telefone 40199. O serviço é totalmente gratuito. Em janeiro, Juiz de Fora teve mais de mil novas inscrições, totalizando mais de 36 mil pessoas cadastradas.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por meio do Instagram @defesaciviljf. A Defesa Civil funciona 24h. Em caso de emergência, ligue 199.
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=78587
Nenhum comentário:
Postar um comentário