Por g1 Zona da Mata — Guidoval
17/02/2023 15h16
Material apreendido durante operação do Gaeco na Zona da Mata — Foto: Gaeco/Divulgação
O chefe de uma organização criminosa de 23 anos foi preso na quinta-feira (16) em um sítio localizado na zona rural de Guidoval, na Zona da Mata mineira. O grupo é investigado por tráfico de drogas, homicídios e porte ilegal de arma na região.
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o rapaz é suspeito também de trocar tiros com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Três Rios (RJ) em dezembro do ano passado, além de participação em diversos assassinatos em Visconde do Rio Branco, Ubá e outros.
A prisão dele ocorreu durante a Operação “Monte Castello”, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Foram apreendidos:
uma pistola glock calibre 9 milímetros;
mais de 100 munições;
diversos carregadores;
uma motocicleta clonada;
dinheiro;
drogas.
Investigações
As investigações começaram após a execução de 5 pessoas no fim do ano passado no Bairro Monte Castello, em Visconde do Rio Branco.
Além do quíntuplo homicídio, várias outras mortes ocorreram na cidade e também em Ubá, em decorrência da guerra entre facções criminosas.
Segundo o promotor de Justiça Breno Costa da Silva Coelho, “está clara a participação dos integrantes de grupos criminosos, na prática do tráfico de drogas e na consumação de diversos homicídios recentes ocorridos na região”.
Por fim, o promotor ressaltou a necessidade de participação da população pelos canais disponíveis, como o 181 — “Disque Denúncia”.
“Qualquer informação sobre locais, movimentações estranhas e indivíduos suspeitos, inclusive na zona rural, já que criminosos de alta periculosidade têm buscado refúgio em sítios e chácaras para dar prosseguimento às atividades criminosas”, concluiu.
Foragido
Conforme divulgado pelo Gaeco, o preso é condenado por:
tráfico e associação para o tráfico de drogas;
além de estar sendo processado por organização criminosa armada;
conduta equiparada ao tráfico de drogas;
tráfico de drogas e porte de arma de fogo.
ele também é investigado em diversos procedimentos policiais, ainda em andamento.
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2023/02/17/chefe-de-organizacao-criminosa-que-trocou-tiros-com-a-policia-e-preso-em-mg.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário