Por O TEMPO Publicado em 17 de dezembro de 2022 | 15h10 - Atualizado em 17 de dezembro de 2022 | 15h10
O atacante Gabigol, 26 anos, do Flamengo, estrela a campanha de conscientização do Ministério da Saúde contra a poliomielite. O jogador protagoniza peças publicitárias para incentivar os pais a levar os filhos para vaciná-los. Embora a doença seja oficialmente considerada erradicada do Brasil desde 1994, a cobertura vacinal entre crianças com até 5 anos está bem abaixo dos 95% recomendados.
Em busca de mobilizar os pais, a peça do Ministério da Saúde vincula a tradicional comemoração de Gabigol, que ergue os bíceps ao fazer gols, à proteção contra a polio. “Para me tornar um campeão, eu precisei de muita proteção. Vacinas protegem contra poliomielite, uma doença grave que pode deixar sequelas”, diz o atleta, que é citado como um dos que se vacinaram contra a doença ainda quando criança.
Gabigol ainda aparece na peça ao lado do Zé Gotinha. “Pais e responsáveis, se ainda não vacinaram os seus filhos, vão até uma unidade de saúde. Vamos vacinar e proteger os nossos campeões”, conclui o jogador, autor do gol do tricampeonato do Flamengo na Libertadores da América.
Em outubro passado, o Ministério da Saúde descartou a suspeita de poliomielite em uma criança de três anos de Santo Antônio do Tauá, no Pará, que teve paralisia flácida aguda - uma exame de fezes havia detectado o vírus. À época, de acordo com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a paralisia foi um efeito adverso ao fato de a criança ter tomado a vacina oral antes da injeção.
O último caso de polio registrado no Brasil foi em Sousa, na Paraíba, em 1989. A poliomielite ataca o sistema nervoso e, consequentemente, leva à paralisação dos músculos. Caso atinja os músculos do peito, a polio pode impedir as crianças de respirar. Mais detalhes da campanha podem ser acessados no site do Ministério da Saúde.
https://www.otempo.com.br/brasil/gabigol-vira-garoto-propaganda-de-campanha-de-vacinacao-contra-a-poliomielite-1.2784311
Nenhum comentário:
Postar um comentário