Por O Tempo Publicado em 4 de novembro de 2022 | 09h36 - Atualizado em 4 de novembro de 2022 | 09h36
INSS muda regra para prova de vida — Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil
Assim como ocorreu para quem votou no primeiro turno das eleições de 2022, o segundo turno, realizado no último dia 30 de outubro, também serviu como prova de vida do INSS para aposentados e beneficiários que foram votar. A prova de vida do INSS é um procedimento indispensável para que segurados do INSS mantenham o direito de receber seus benefícios, provando que ainda estão vivos.
A comprovação de voto é realizada a partir de um pequeno papel, que contém informações sobre o turno e dia da votação, dados pessoais e do título de eleitor. Ela é realizada automaticamente no sistema do Tribunal Regional Eleitoral de cada Estado e, consequentemente, vai para base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a informação é compartilhada com o INSS.
A Presidência do INSS publicou no dia 3 de fevereiro de 2022 a portaria com as mudanças nas regras para prova de vida de aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto. O procedimento será automático, por meio do cruzamento de informações de bases de dados públicas, federais, estaduais e municipais.
Saiba quais outros documentos e atos servem como prova de vida para o INSS:
Comprovante de vacinação
Votação em eleições
Cadastro em órgãos de trânsito
Emissão/renovação de passaporte, carteiras de trabalho, de identidade e de motorista, alistamento militar e outros documentos que exigem presença física
Recibo de pagamento de benefício por reconhecimento biométrico
Declaração de Imposto de Renda
Registros de atendimentos presenciais ou perícias médicas em agências da Previdência Social
https://www.otempo.com.br/economia/voto-no-segundo-turno-tambem-serve-como-prova-de-vida-do-inss-veja-o-que-mais-1.2761265
Nenhum comentário:
Postar um comentário