Por Roseli Andrion
06/11/2022 às 10:00
Veja se você tem algum desses apps
Com mais de 1 milhão de instalações, quatro apps do Mobile apps Group disponíveis na Play Store levam a sites que induzem à instalação manual de arquivos maliciosos. Eles se disfarçam de ferramentas de conexão bluetooth ou soluções semelhantes e buscam obter informações confidenciais.
Um relatório da Malwarebytes informa que esse desenvolvedor já foi excluído no passado por distribuir adwares em seus aplicativos. Depois de apresentar algumas versões limpas, entretanto, foi liberado para voltar à loja do Android. Segundo a Malwarebytes, os apps demoram 72 horas para mostrar o primeiro anúncio ou abrir sites de phishing. Depois, passam a enviar conteúdo semelhante a cada 2 horas.
Além disso, novas guias de phishing continuam a ser abertas no navegador mesmo quando o dispositivo está bloqueado. Isso quer dizer que, quando o usuário retorna ao aparelho depois de um tempo, encontra vários sites de phishing e anúncios abertos.
Veja, a seguir quais são as ferramentas comprometidas:
Bluetooth Auto Connect (mais de 1 milhão de instalações);
Bluetooth App Sender (mais de 50 mil instalações);
Driver: Bluetooth, Wi-Fi, USB (mais de 10 mil instalações);
Mobile transfer: smart switch (mais de 1 mil instalações).
Se você tiver algum deles instalado, remova-o imediatamente. Além disso, use o Play Protect ou um antivírus para celular de um fornecedor confiável para fazer uma verificação completa do sistema.
Como evitar apps maliciosos no celular
Algumas ações podem ajudar a manter seu dispositivo livre de ameaças. Acompanhe a seguir: só não instale aplicativos diretamente da Play Store;
observe as avaliações de outros usuários: elas podem trazer informações importantes sobre a ferramenta;
fique atento ao consumo de bateria e da franquia de dados: apps maliciosos costumam aumentar o gasto de ambos;
mantenha o recurso Play Protect do Google ativo.
https://www.itatiaia.com.br/editorias/itatiaia-tecnologia/2022/11/06/veja-quatro-apps-maliciosos-que-tem-mais-de-1-milhao-de-instalacoes
Nenhum comentário:
Postar um comentário