JUIZ DE FORA - 18/11/2022 - 10:15
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza na próxima segunda-feira, 21, às 19h, no Teatro Paschoal Carlos Magno, a abertura oficial do "1º Literarte - As Rozas Cabindas das nossas vidas: exemplos de resistência e luta”. O evento será iniciado com o "Seminário Leitura e Escrita na Educação Infantil", na qual as professoras doutoras Mônica Baptista (UFMG) e Hilda Micarello (UFJF) abordarão o tema "A Literatura e as suas possibilidades de ler o mundo".
“O evento ocorrerá em vários espaços, chamando toda a cidade para esse evento agregador de educação, arte, cultura. Com alegria, Juiz de Fora celebrará a leitura e o leitor em diálogo com outras linguagens artísticas a partir da temática étnico racial. A proposta é trazermos como tema central a discussão sobre a origem e composição negra da nossa cidade, estudando e conhecendo mais sobre a trajetória de Roza Cabinda, refletindo sobre as lutas por liberdade e mudanças para a população negra. É o compromisso dessa gestão, com uma sociedade que combate todas as formas de preconceito e exclusão, especialmente o racismo estrutural”, explica a secretária de Educação, Nádia Ribas.
“É com alegria também que celebramos o convênio entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para a realização do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil que conta também com a parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Essa política de formação é considerada por nós como um importante investimento para o fortalecimento da Proposta Curricular da Rede Municipal e da Proposta Pedagógica LêMundo”, completa Nádia. A programação marca ainda a abertura da exposição das Mostras de Arte (Professor Também Faz Arte e Estudantil de Arte) e do Intercâmbio da Educação Infantil.
O 1º Literarte será realizado entre os dias 21 de novembro e 1º de dezembro, por meio da Secretaria de Educação (SE), em parceria com a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa). O evento visa fomentar a literatura, a arte e a cultura em Juiz de Fora. Sua realização em novembro, mês dedicado à celebração da Consciência Negra, tem como objetivo promover um intercâmbio de trabalhos em torno dos ideais de promoção da igualdade racial e da luta contra o racismo. A Universidade Federal de Juiz de Fora também é parceira na ação.
Os alunos e profissionais da educação das escolas municipais vão participar da ação ao longo do mês, visitando as exposições de trabalhos de artes visuais e assistindo às apresentações artísticas nas linguagens da dança, da música, do audiovisual, do teatro, entre outras, realizados por estudantes das escolas da Rede Municipal de Ensino.
18ª Mostra Professor Também Faz Arte (2022)
Este é um evento anual que tem o objetivo de aproximar a docência da experiência estética, criando oportunidades para que profissionais da educação, de todas as redes e de todos os níveis (Educação Infantil, Fundamental, Médio e Superior), divulguem e compartilhem sua produção artística.
14ª Mostra Estudantil de Arte (2022)
Realizado anualmente, é promovido pela Secretaria de Educação com o propósito de reunir e divulgar os trabalhos de pesquisa e de criação artísticas desenvolvidos pelos alunos da Rede Municipal de Ensino, sob orientação de seus professores.
II Intercâmbio da Educação Infantil (2022)
Desde o ano passado, a Secretaria de Educação realiza este evento, que conta com a participação de diversas instituições de educação infantil presentes no município. Outras informações podem ser obtidas pelo arquivo anexo.
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=77751
Nenhum comentário:
Postar um comentário