JUIZ DE FORA - 25/11/2022 - 14:08
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em conjunto com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), iniciou operação para recolhimento de veículos em condição de abandono. Além de melhorar a mobilidade nas vias públicas, a ação é fundamental para evitar criadouros de transmissores de doenças como a dengue. A primeira ação foi realizada nesta quarta-feira, 23, na Rua Rosa, no bairro Milho Branco, Zona Norte. As remoções contam, também, com o apoio dos agentes de transporte e trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU).
Segundo a Lei Municipal 12.294/2011, é considerado abandonado veículos deteriorados e sem condições de circulação ou que estão aguardando reparos de qualquer natureza, que não se locomovam nas vias públicas por mais de três dias consecutivos. Desde 2021, a PJF identificou 1.440 veículos em estado de abandono e emitiu mais de 800 diligências fiscais, além de 484 termos de intimação e 126 autos de infração.
Como explica a secretária de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Aline Junqueira, lembra a importância da conscientização da população. “A equipe de fiscalização está, desde o começo da gestão, atenta aos casos de veículos abandonados. Realizamos ação fiscal de forma constante e identificamos mais de mil veículos nessa situação. A operação de recolhimento que iniciamos essa semana será fundamental, mas também é importante que a população evite o abandono, que prejudica a mobilidade e pode gerar criadouros de aedes aegypti. Para isso, vamos realizar também ações de orientação e campanha preventiva”, afirma.
As denúncias de veículos abandonados podem ser feitas pelo WhatsApp da Fiscalização através do número (32) 3690-7984. Basta informar o endereço e enviar imagens. O proprietário é notificado, autuado e, se não houver regularização das condições, o veículo será levado para depósitos apropriados. Caso o veículo não seja recuperado pelo proprietário em três meses após notificação, será leiloado pelo Executivo. Para recuperar o veículo, é necessário arcar com os custos de remoção e depósito, além de pagar multa no valor de R$956,51.
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=77861
Nenhum comentário:
Postar um comentário