Imagem: shutterstock/Chinnapong
Tamires Ferreira 03/11/2022 16h51
A Pfizer e sua sócia BioNTech anunciaram, nesta quinta-feira (3), que irão começar os testes de fase um de uma vacina combinada contra a gripe e a covid-19. Segundo informações da agência de notícias AFP, o imunizante usa tecnologia RNA mensageiro (RNAm) e deverá ser aplicado, inicialmente, em um número pequeno de voluntários (180) de 18 a 64 anos, nos Estados Unidos.
“Mesmo com as vacinas contra a gripe sazonal existentes, a carga desse vírus é grave em todo o mundo, causando milhares de mortes e hospitalizações todos os anos”, disse Annaliesa Anderson, chefe de pesquisa e desenvolvimento de vacinas da Pfizer, em comunicado. “[a inoculação a partir de uma vacina combinada] poderia simplificar as práticas de imunização contra esses dois patógenos respiratórios, potencialmente levando a uma melhor absorção da vacina para ambas as doenças.”
O primeiro participante receberá a vacina já esta semana. O período de acompanhamento dos testes dura pelo menos seis meses, o que significa que resultados preliminares possivelmente só estarão disponíveis a partir de abril do próximo ano.
Como funcionam as vacinas de RNAm?
A Pfizer também é responsável por uma das vacinas hoje utilizada contra a covid-19. O imunizante também usa a tecnologia RNAm, sendo considerado um método inovador e eficaz, se voltando inclusive para outras áreas da ciência e ideias para proteção contra outras doenças: como o câncer, que pode ter um produto pronto já em 2023, ou o HIV e a zika.
Diferente das vacinas tradicionais, a RNAm não funciona com vírus inativado ou a introdução de parte dele no organismo. A tecnologia é como uma “mensagem” ou código que instrui as células do corpo a produzir determinada proteína. No caso da covid, o imunizante usa o próprio organismo para fabricar a famosa proteína S do coronavírus, induzindo assim o corpo a produzir as células de defesa e anticorpos contra a Sars-CoV-2.
Vale destacar que a Pfizer não é a única nessa corrida de vacina combinada contra covid e gripe, Moderna e Novavax também estão testando combos de inoculações para as mesmas doenças.
Vacina da gripe no Brasil
Recentemente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a composição de vacinas trivalentes e quadrivalentes contra a gripe (influenza) que serão usadas no Brasil em 2023. As doses, produzidas a partir de ovos de galinha (entenda sobre essa produção aqui), protegerão contra três ou quatro cepas, a depender do tipo.
A partir da publicação da composição das doses pela agência, as farmacêuticas detentoras de registro devem ajustar seus produtos para a fabricação do insumo visando o exercício de 2023.
https://olhardigital.com.br/2022/11/03/medicina-e-saude/covid-e-gripe-testes-de-vacina-combinada-da-pfizer-comecam-esta-semana/
Nenhum comentário:
Postar um comentário