segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Vacinação de adultos contra a meningite em Minas começa nesta quinta; entenda

Por Natália Oliveira Publicado em 31 de outubro de 2022 | 15h46 - Atualizado em 31 de outubro de 2022 | 16h10

Em toda Minas Gerais, vacinação de adolescentes de 11 a 14 anos contra a doença ficou em 60,81% entre 2017 e 2021 — Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde DF

A prevenção contra a meningite C será ampliada em Minas Gerais a partir da próxima quinta-feira (3) quando começam a ser disponibilizadas vacinas para adolescentes e adultos de 16 a 30 anos, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação técnica e superior e universitários. A ampliação do público-alvo para a vacinação tem o intuito de conter a disseminação da doença que cresceu neste ano e que pode deixar sequelas e até levar à morte.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) explicou que a definição desse público-alvo foi baseada na ocorrência dos casos de meningite observados pelo número de notificações nos últimos anos. Além do fato das pessoas com mais de 30 anos de idade não terem sido imunizadas com a vacina Meningocócica C quando criança, já que a aplicação em Minas Gerais começou em 2009.

“A ampliação da vacinação para essa faixa etária é bem importante. A gente pega uma faixa que não recebeu a vacina contra a meningite C quando era criança. A tentativa é de aumentar a cobertura vacinal que, por sinal, desde 2017 tem ficado muito baixa, em torno de 75% da população e a meta é de 95%. Então ampliando para essa faixa etária de pessoas que ainda não foram vacinadas, a expectativa é a gente conseguir aumentar a cobertura vacinal e diminuir a circulação da doença”, considera o infectologista do Hospital Vila da Serra Cristiano Galvão de Melo sobre a ampliação da imunização.

A primeira remessa de imunizantes do Estado vai contar com 587.100 doses que serão distribuídas para todas as regiões de Minas. Somente em Belo Horizonte serão 90.700 doses. O público que faz parte da ampliação da vacinação pode se vacinar nos postos de saúde da sua cidade. “Os municípios têm autonomia para organizarem as estratégias de vacinação, conforme a realidade dos seus territórios”, informa a Secretária de Estado de Saúde (SES-MG).

https://www.otempo.com.br/cidades/vacinacao-de-adultos-contra-a-meningite-em-minas-comeca-nesta-quinta-entenda-1.2759236

Nenhum comentário:

Postar um comentário