domingo, 30 de outubro de 2022

Saiba quais foram os 12 governadores eleitos neste segundo turno

Por O TEMPO Brasília Publicado em 30 de outubro de 2022 | 20h30 - Atualizado em 30 de outubro de 2022 | 20h38

Doze unidades da Federação a disputa para governador foi definida no segundo turno. — Foto: Reprodução TSE

Além de votar para presidente da República neste domingo (30), eleitores de 12 estados brasileiros compareceram às urnas para eleger governador neste segundo turno. Saiba quem são os governadores eleitos em São Paulo, Bahia, Amazonas, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe, Santa Catarina e Espirito Santo.

São Paulo

Tarcísio de Freitas foi eleito neste domingo (30) governador de São Paulo no segundo turno das eleições. Ele recebeu mais de 12 milhões de votos, o que corresponde a 55% dos votos válidos.

O candidato disputou o segundo turno contra Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo e ex-ministro da Educação no governo Lula, que recebeu mais de 9,6 milhões de votos.

Jerônimo Rodrigues (PT) foi eleito governador da Bahia no segundo turno das eleições gerais de 2022, neste domingo (30), informa o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O segundo colocado, ACM Neto (União Brasil), ficou com 47%, o que representa cerca de 3 milhões 782 mil votos.

Pernambuco

Com pouco mais de 88% das urnas apuradas, Raquel Lyra (PSDB), 43, foi matematicamente eleita, às 19h10, a primeira mulher governadora de Pernambuco neste domingo (30). A candidata obteve 58,87% dos votos válidos contra 41,13% de Marília Arraes (Solidariedade).

Alagoas

O atual governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), vai administrar o Estado por mais quatro anos. Aos 43 anos, o administrador de empresas já havia vencido o primeiro turno e superou o senador Rodrigo Cunha (União Brasil)

Rio Grande do Sul

O ex-governador Eduardo Leite (PSDB) foi eleito no Rio Grande do Sul após virar sobre o ex-ministro do Trabalho e Previdência Onyx Lorenzoni (PL). Leite, que, ao contrário de Onyx, que foi apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), se declarou neutro em relação à disputa presidencial, já tem 57,10% dos votos válidos com 89,68% das urnas apuradas. O adversário, por sua vez, tem 42,90%%.

Rondônia

O governador de Rondônia, Coronel Marcos Rocha (União Brasil), foi reeleito com 52% dos votos. Ele venceu a disputa contra o senador Marcos Rogério (PL), que ficou nacionalmente conhecido durante a CPI da Covid-19 no Senado Federal, como um dos principais aliados do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Sergipe

Fabio (PSD) foi eleito governador de Sergipe com 51,70% dos votos válidos. Ele disputou os votos do eleitorado sergipano com Rogério Carvalho (PT), que teve 48,30%.

Santa Catarina

Jorginho Mello (PL) foi eleito governador de Santa Catarina com 76% das urnas apuradas. É a primeira vez que o PL elege um governador no estado. Jorginho é senador da República e se licenciou do cargo para concorrer à cadeira do Executivo estadual. Ele venceu o segundo turno, disputado com Décio Lima (PT).

Amazonas

O governador Wilson Lima (União Brasil) já foi reeleito no Amazonas. Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Lima teve 56,99% na disputa contra o ex-governador e senador Eduardo Braga (MDB). Braga, por sua vez, foi apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), tem 43,01%.

Paraíba

O atual governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), foi reeleito para governar o estado da Paraíba por mais quatro anos. Aos 69 anos, o engenheiro civil já havia vencido o primeiro turno e superou o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB).

Espirito Santo

Renato Casagrande (PSB) foi reeleito governador do Espírito Santo contra o bolsonarista Carlos Manato (PL). Com mais de 90% das urnas apuradas no Estado, o TSE divulgou o atual governador reeleito com 53,90% dos votos válidos contra 46,10% de Manato.

Mato Grosso do Sul

Eduardo Riedel (PSDB) foi eleito governador do Mato Grosso do Sul com 56,90% dos votos. Ele virou contra o candidato Capitão Contar (PRTB) que somou 43,10% dos votos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a vitória com pouco mais de 90% das urnas apuradas. No primeiro turno, Contar havia terminado a corrida com 26,71% dos votos, enquanto Riedel contabilizou 25,16%.

https://www.otempo.com.br/politica/saiba-quais-foram-os-12-governadores-eleitos-neste-segundo-turno-1.2758868

Nenhum comentário:

Postar um comentário