quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Projeto destaca patrimônio cultural de JF por meio de cartilha e cartões para colorir

JUIZ DE FORA - 27/10/2022 - 16:21



A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) vai distribuir, a partir deste sábado, 29, o kit “Juiz de Fora – Colorindo a cidade”, que inclui cartilha, 12 cartões-postais e um marcador de livro. Produzido pelo arquiteto Rafael Zampa, com financiamento do Programa Cultural Murilo Mendes (edição 2019), o material tem como objetivo oferecer apoio para ações de educação patrimonial com foco no público infantil.

A ideia é incentivar as crianças a colorirem as ilustrações da cartilha e dos cartões e a lerem as legendas que passam informações sobre os bens. No caso dos cartões, é possível ainda enviar ou presentear outras pessoas.

Cada cidadão poderá retirar um kit, no Espaço Cidade, localizado no andar térreo do Paço Municipal, na Avenida Rio Branco 2.234 – Centro, mediante apresentação de documento de identificação pessoal com foto. A reposição do material no posto de distribuição será feita semanalmente. O Espaço Cidade funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 15h.

O lançamento do kit “Juiz de Fora – Colorindo a cidade” aconteceu em Sarandira, na última segunda-feira, 24, atendendo crianças do projeto Recrearte, com idades de sete a dez anos. “Elas amaram e ficaram doidas quando viram que a igreja local está entre os patrimônios contemplados no kit,” conta o autor do projeto. Rafael Zampa assina as ilustrações, enquanto os textos foram criados pelo historiador André Colombo.

As ilustrações reproduzem fachadas arquitetônicas e também apresentam detalhes internos ou externos, como os trevos do painel “As Quatro Estações”, de Portinari, instalado no Edifício Clube de Juiz de Fora, e as pinturas de teto do Cine-Theatro Central, criadas pelo italiano Angelo Bigi. Patrimônios imateriais, como o Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva e a Festa Alemã também foram contemplados na cartilha e nos postais. “Usei elementos decorativos integrados para compor as ilustrações, tornando-as mais lúdicas, enriquecendo o desenho e, ao mesmo tempo, oferecendo ao usuário da cartilha novas perspectivas do bem. A estratégia visa despertar a curiosidade, tanto no ato de colorir quanto no de conhecer os patrimônios de Juiz de Fora”.

Ilustrações:

1 – Catedral Metropolitana – Fachada e imagem de Santo Antônio

2 – Igreja de Nossa Senhora do Livramento, em Sarandira - fachada e detalhe da imagem da santa

3 – Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva

4 – Museu Mariano Procópio – fachada, estátuas e chafariz

5 – Estação Ferroviária Central do Brasil – Fachada e poste de iluminação pública

6 – Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) – fachada e detalhes arquitetônicos

7 – Prédio da Associação Comercial de Juiz de Fora – fachada e detalhe de vitral interno

8 – Cine-Theatro Central – fachada e detalhes da pintura artística interna

9 – Casa de Anita – fachada, estátua e detalhes do gradil do portão

10 – Forum da Cultura – fachada e detalhes de vitral

11 – Igreja da Glória – fachada e detalhe de vitral

12 – Villa Iracema – fachada e detalhes da grade externa

13 – Painel As Quatro Estações – detalhes

14 – Festa Alemã – casal com trajes típicos, pão alemão e Igreja do Borboleta ao fundo

https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=77560

Nenhum comentário:

Postar um comentário