JUIZ DE FORA - 15/8/2022 - 11:42
Uma das situações mais difíceis e de maior fragilidade que a vida nos apresenta é o momento da morte de um familiar, amigo ou ente querido. Além de lidar com o processo de luto é necessário lidar com questões burocráticas que envolvem o sepultamento, que pode gerar dívidas e comprometer o orçamento. Para isso existe o auxílio por morte, que foi regulamentado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e faz parte dos Benefícios da Política de Assistência Social do município.
A prestação do Serviço Funeral, que é gratuito, inclui urna funerária, ornamentação, translado dentro do município, utilização da capela para o velório e o sepultamento no Cemitério Municipal. A secretária de assistência social, Malu Salim, explica quem tem direito a esse benefício. “São às famílias que residem em Juiz de Fora com renda mensal de até dois salários mínimos, inscritas no CadÚnico. O Cadastro Único é uma forma de comprovação da renda”.
A solicitação do Serviço Funeral Gratuito deverá ser realizada em horário comercial, de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, ou nos finais de semana e feriados, de 8h às 14h, na Administração do Cemitério Municipal na Rua Viscondessa de Cavalcante 36, bairro Poço Rico.
O requerimento deve ser feito por familiar ou responsável pelo falecido com apresentação dos seguintes documentos:
- declaração de óbito, emitida pelo Hospital, IML ou médico responsável, ou Certidão de Óbito;
- comprovante de residência onde se evidencia o prazo de no mínimo seis meses de estabelecimento no município, exceto nos casos de pessoas em situação de rua, e ou residentes em serviços de acolhimento;
- documento de identificação, com foto, do requerente ou certidão de nascimento.
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=76517
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