sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Agosto Dourado é celebrado pela Farmácia Central

JUIZ DE FORA - 5/8/2022 - 09:47
Neste mês de agosto, é celebrado o “Agosto Dourado”, data que busca incentivar o aleitamento materno e propagar informações acerca do tema, apontando os benefícios e cuidados em toda a cadeia do cuidado.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do Banco de Leite Humano (BLH), vinculado ao Departamento da Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescentes (DSMGCA), da Secretaria de Saúde (SS), com o tema "Apoiar a amamentação é cuidar do futuro", realiza vários trabalhos relacionados ao aleitamento materno, na busca da proteção, promoção e apoio, desde a preparação, capacitação, recebimento das doações e manejo, para garantir a qualidade e segurança necessárias e posteriormente ser distribuídos para as UTIs neonatais de Juiz de Fora e região.

Fortalecendo este time, e na busca por difundir as informações em saúde, a Farmácia Central da PJF, localizada na Rua Espírito Santo 1064, Centro, realiza uma ação na segunda-feira, 8, de 9h às 12h, com salas de espera, distribuição do laço dourado da campanha, cartilha informativa do tema e distribuição da sacolinha do doce de leite, em alusão ao ato de mamar.

Segundo o farmacêutico clínico da Farmácia Central, Thiago Soares Pires, “nós como profissionais da saúde, que estamos em contato e na assistência direta com os usuários, temos a oportunidade diária de proporcionar a educação em saúde de vários temas e o aleitamento materno é de grande relevância. Sabemos dos benefícios para as mães, tais como a redução do câncer de útero e de mama. Já para os bebês, proporciona aumento da imunidade, diminuição dos riscos de obesidade, hipercolesterolemia e diabetes, diarréias e infecções respiratórias”.

Agosto Dourado
A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. A meta, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é de que em até 2025, seja possível aumentar as taxas de aleitamento materno exclusivo, ou seja, a amamentação materna até os seis meses de vida, em 50%. Dados recentes do Ministério da Saúde são animadores e demonstram que 62% dos recém nascidos amamentam na primeira hora de vida, enquanto que 60% das crianças menores de 2 anos mantém a amamentação como parte da dieta e 45,8% dos bebês com até seis meses mantém a amamentação exclusiva.

Confira aqui a programação preparada para o Agosto Dourado

https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=76392

Nenhum comentário:

Postar um comentário