Gabriel Rezende
O infectologista Carlos Starling explica que isso se deve ao número de casos por 100 mil habitantes — atualmente em 381, com base nos últimos 14 dias.
Na sexta passada (23), data da última publicação do boletim, o índice era de 348, alta de 9%.
"Aglomerações exigem o uso de máscara. Você só vai estar seguro se estiver com o item e vacinado", reforça o especialista.
Segundo o boletim, as chances de encontrar uma pessoa com Covid-19 em uma reunião familiar de 10 pessoas é de 4%. Em salas de aula, com 50 alunos, é de 17%. Em bares e restaurantes movimentados, com 200 pessoas, chega a ser de 53%. No Mercado Central, sobe para 78%.
Já em grandes shoppings centers, que movimentam cerca de 2 mil pessoas simultaneamente, e em estádios de futebol, é certeza de encontrar alguém infectado com a Covid-19.
Outros dados
O boletim também atualizou a taxa de velocidade de transmissão, que atualmente está em 1,4 — o ideal é que fique abaixo de 1. Na semana passada, o indicador estava em 1,5.
"Tem uma ligeira tendência de estabilidade. Parece que está parando de subir", avalia o infectologista Carlos Starling.
Outro indicador que teve queda foi a taxa de mortes por milhão de habitantes, que caiu de 17, na semana passada, para 13. "A mortalidade não acompanhou o aumento de casos graças à vacina", destaca.
Com relação aos índices de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), houve queda significativa após seis semanas de aumento. O número de pacientes com casos confirmados e suspeitos de Covid-19 caiu de 73 para 63. Nesta semana, foram 34 novos pacientes que precisaram ser internados, contra 44 na semana anterior.
https://www.hojeemdia.com.br/minas/chance-de-trombar-em-alguem-com-covid-e-de-100-em-estadios-de-futebol-e-shoppings-de-bh-1.907695
Nenhum comentário:
Postar um comentário