Por Milena Grijó, G1 Zona da Mata 01/07/2021 10h17
Tempo parcialmente nublado em Juiz de Fora (Foto de arquivo) — Foto: Reprodução/TV Integração
A madrugada desta quinta-feira (1º) foi a mais fria do ano nas cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. Juiz de Fora chegou aos -4 ºC de sensação térmica durante a noite de quarta-feira (30).
Conforme publicado pelo G1 na segunda (28), uma massa de ar polar atua na região ao longo da semana.
Leia também: Semana deve ser a mais fria do ano na Zona da Mata e Vertentes; Barbacena pode registrar sensação térmica de 2ºC
Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Claudemir de Azevedo, Juiz de Fora chegou aos 7 ºC nesta quinta-feira (1º), a menor temperatura registrada em 2021. O recorde anterior era de 9,5 ºC, na quarta (30).
A cidade chegou a registrar -4,3 ºC de sensação térmica por volta das 0h desta quinta (1º). Às 2h, os termômetros registraram -3,8 ºC, e chegaram aos 0 ºC às 4h.
Os termômetros subiram até os 6,1 ºC às 6h, mas voltaram a cair para os 3,2 ºC às 7h.
Já Barbacena foi um dos municípios mais frios e registrou 5,9 ºC durante a madrugada. É o novo recorde de baixa temperatura em 2021, superando os 7,2 ºC que a cidade registrou no dia 15 de junho deste ano.
O profissional não informou a sensação térmica na cidade durante a madrugada, mas disse que Barbacena amanheceu com sensação de 4 ºC.
O meteorologista explicou ao G1 que as temperaturas baixíssimas se devem a atuação de uma massa de ar frio polar que atua sobre Minas Gerais.
A previsão é de que as mínimas continuem nesse índice até a próxima segunda-feira (5). Veja mais detalhes abaixo, além das temperaturas das principais cidades da região.
Condições climáticas
O G1 ouviu também a meteorologista da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Cássia de Castro. Ela explicou que a massa de ar polar vem avançando pelo interior da América do Sul e chegou ao sudeste brasileiro na madrugada de quinta (1º).
"Esta massa de ar polar não se caracteriza como um fenômeno, pois é característico a sua ação neste período do ano (inverno)", informou. "O que chamou a atenção (...) foi [a] intensidade [da massa], exatamente por estar levando a uma queda muito rápida das temperaturas".
As características desse sistema são ar seco, baixa nebulosidade e alta pressão atmosférica, além das baixas temperaturas.
Não há previsão de chuvas para os próximos dias, mas é possível que seja registrada neblina nas primeiras horas da manhã.
Segundo Cássia, o tempo pode esfriar ainda mais na sexta-feira (2), com mínima de 5 ºC em Juiz de Fora. Veja mais abaixo a previsão para os próximos dias.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta de baixas temperaturas para a Zona da Mata e Campo das Vertentes na quarta-feira (30).
O "alerta de perigo" informa que as temperaturas devem ficar cerca de 5 ºC abaixo da média pelos próximos dias.
Veja abaixo:
Inmet publica alerta de perigo para a Zona da Mata e Campo das Vertentes — Foto: Reprodução/Inmet
Ondas de frio
De acordo com Cássia, uma onda de frio consiste em um período acima de 3 dias com baixas temperaturas. Esse fenômeno tem sido menos frequente na região desde 2000.
As menores temperaturas já registradas na Zona da Mata e Vertentes foram 4,3 ºC em agosto de 1983, 3,3 ºC em julho de 1984 e 3,1 ºC em junho de 1985.
"Mas, quando analisamos os dados individuais: em julho de 2019, tivemos o registro de temperatura mínima de 7,5 ºC; em junho de 2016, de 7,2ºC", exemplificou a profissional.
Novos recordes podem ser batidos caso a previsão de 5 ºC se confirme nesta sexta (2).
Principais cidades
Assim como Barbacena, o município de São João del Rei também chegou aos 5 ºC na madrugada desta quinta (1º).
Já Viçosa se igualou a Juiz de Fora e registrou 7 ºC na madrugada mais fria de 2021.
Em Muriaé e Leopoldina, as temperaturas foram um pouco mais elevadas: as cidades registraram 11 ºC e 12 ºC, respectivamente.
Em toda a região, a temperatura máxima para esta quinta (1º) varia entre 19 ºC e 25 ºC.
Próximos dias
Como foi informado pela meteorologista Cássia de Castro, a previsão é que as temperaturas caiam ainda mais nesta sexta (2).
Enquanto em Juiz de Fora os termômetros podem chegar aos 5 ºC, Claudemir de Azevedo informou ao G1 que alguns municípios podem chegar até aos 3 ºC.
As mínimas começam a subir no sábado (3). Segundo Cássia, os índices permanecem baixos, mas não devem quebrar novos recordes.
Já a umidade relativa do ar, que aumentou com a chegada da frente fria na quarta (30), já começa a cair nesta quinta (1º) com a massa de ar seco que acompanha o ar polar.
"A umidade do ar aumenta na madrugada e manhã, atinge o seu mínimo no período mais quente da tarde e depois torna a crescer. [Na quinta (1º), ela ainda permanece elevada, tendendo a diminuir nos próximos dias", finalizou.
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2021/07/01/inverno-madrugada-de-quinta-feira-foi-a-mais-fria-de-2021-na-zona-da-mata-e-vertentes-juiz-de-fora-registrou-sensacao-termica-de-4-oc.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário