domingo, 11 de julho de 2021

Brizola também denunciou fraudes nas urnas eletrônicas e foi ouvido

 Publicado em 11 de julho de 2021 por Tribuna da InternetManchete do JB denunciou a fraude eleitoral em 1982

Mário Assis Causanilhas

Fraudes em eleições não são exceções à regra. Desde o início, sempre houve desconfiança em relação à urna eletrônica. Existem exemplos e precedentes. O principal deles, em 1982, ficou famoso como o caso Proconsult, uma fraude grotesca com o apoio do grupo globo (com minúsculas, mesmo!), para evitar a vitória de Leonel Brizola.

O golpe para favorecer a candidatura de Moreira Franco quase emplacou. Foi denunciado na rádio Jornal do Brasil pelo jornalista Pedro do Coutto, que hoje é nosso amigo aqui da Tribuna da Internet. Foi ele que denunciou a discrepância na apuração.

VOTOS BRANCOS E NULOS – A Proconsult, empresa contratada pelo TRE, direcionava para Moreira Franco parte dos votos nulos e em branco, fazendo com que tivesse mais votos do que Brizola, e a globo atrasava a divulgação, para dar tempo ao Proconsult. Em 1986, sabe-se que houve nova fraude, que conseguiu eleger Moreira Franco contra Darcy Ribeiro, o candidato favorito.

Em 1989, mais uma fraude escandalosa, prejudicando Leonel Brizola, que não foi para o segundo turno por uma diferença de 0,5% dos votos. Sendo que, os votos de Minas Gerais, que fecharam a fraude, foram retardados com a anuência e cumplicidade do então ministro Francisco Rezek, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), e do TRE mineiro. Logo depois, Rezek renunciou à sua cadeira no Supremo para se tornar o Chancelar do Collor, o que seria a evidência do crime.

O CASO AÉCIO – Em 2014, Aécio Neves vinha vencendo as eleições e a apuração foi atrasada novamente em Minas, onde se encontrava o presidente do TSE, Dias Toffoli, que mandou cerrar as portas do TRE, sem permitir a entrada nem mesmo dos fiscais dos partidos, com uma apuração atrasadíssima.

A candidata do PT, Dilma Rousseff, teve mais votos em Minas do que o ex-governador Aécio Neves, neto do ex-senador Tancredo Neves e filho do ex-deputado Aécio Cunha, ambos do MDB. Há quem acredite que Dilma ela teve mais votos do que Aécio em Minas, porém…

Então, as suspeitas da possibilidade de fraude eleitoral em 2022 são muito plausíveis. Aprimorar o sistema é mais do que necessário.  Publicado em Geral  http://www.tribunadainternet.com.br/brizola-tambem-denunciou-fraudes-nas-urnas-eletronicas-e-foi-ouvido/

Nenhum comentário:

Postar um comentário