segunda-feira, 29 de março de 2021

PJF altera boletim epidemiológico para facilitar o entendimento de dados sobre a pandemia no município

 JUIZ DE FORA - 29/3/2021 - 09:37

A Prefeitura de Juiz de Fora altera o layout e acrescenta dados, como a média móvel de óbitos e casos confirmados de Covid-19, às artes divulgadas diariamente nas redes sociais sobre o panorama da pandemia em Juiz de Fora. O objetivo é deixar as informações ainda mais claras, bem distribuídas, e evitar erros de interpretação dos dados representados pelos boletins diários - tanto o boletim epidemiológico quanto o número de doses aplicadas das vacinas contra o coronavírus.

A representação da média móvel de óbitos registrados e de casos confirmados (referentes ao período de 14 dias/ 2 semanas anteriores) estará disponível para evitar possíveis incompreensões de dados e cenários que podem não representar o contexto atual da pandemia. Essas são informações já trabalhadas de modo usual pelos principais veículos de imprensa do país.

É importante relembrar que uma pessoa infectada, caso seja sintomática, demora até 14 dias para manifestar os sintomas. Em média, esse prazo é de 5 dias. A alteração é necessária tendo em vista que quando lidos apenas os dados diários não se conhece todo o contexto da gravidade do cenário. Por exemplo, a tendência de registro de óbitos é menor aos finais de semana e maior às segundas e terças-feiras. Isso pode ocasionar uma leitura não fidedigna do retrato atual da pandemia no município.

Além disso, também será acrescentado um glossário ao final das postagens, para elucidar dúvidas sobre os conceitos, números, entre outras informações específicas do setor de saúde e não comuns para a maioria da população.

https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=70457

Nenhum comentário:

Postar um comentário