JUIZ DE FORA - 11/3/2021 - 09:18
Diante da situação epidemiológica de Juiz de Fora e com a suspensão da “Feira de Mulheres Produtoras e Agricultoras de JF”, feirantes, representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), se uniram para garantir a venda dos produtos perecíveis que seriam comercializados na feira programada para estrear na segunda-feira, 8, na entrada do prédio-sede da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Bolos e doces artesanais foram divulgados em grupos no aplicativo WhatsApp e, em menos de 12 horas, todos os produtos foram vendidos. A produtora local, Cristiane Oliveira, vendeu mais de 65 doces e ressaltou que “a união das mulheres foi essencial neste momento crítico que passamos. Estávamos com os produtos prontos e nos vimos numa situação difícil, mas em meio ao acontecido surgiu a ideia de compartilhar no grupo da feira. Muitas das mulheres do grupo tinham acabado de se conhecer e, com a ajuda de todas, vendemos todos os produtos e ainda fizemos novos clientes”.
A suspensão da feira também atingiu a feirante Wanda Muniz que se surpreendeu com a solidariedade de todas. “Entrei em pânico, pois os produtos estavam todos prontos e não sabíamos o que fazer. Todas se mobilizaram a nos ajudar, comprando e divulgando nossos produtos. Até então, eu tinha feito 22 bolos e sugiram mais 88 pedidos. É diante das dificuldades que nós, mulheres, mostramos nossa empatia, garra, fibra e amor ao que fazemos”.
A secretária da Seapa, Fabiola Paulino, avaliou o processo. “Quando nos vimos na decisão de cancelar o evento, não poderíamos simplesmente cortar o laço com as feirantes. Nosso papel como mulher é nos colocar no lugar umas das outras e nos unir. Pensamos na feira como uma oportunidade para mostrarmos a força da mulher do campo e defender a sua autonomia econômica, e queremos que a feira ocorra em algum outro momento oportuno quando tudo isso que estamos vivendo passar”.
“Março, Mais Mulher, Mais Democracia"
A feira era uma das ações do evento “Março, Mais Mulher, Mais Democracia” promovida pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) para lembrar a data do Dia Internacional da Mulher.
Nesta quarta-feira, 10, foi lançado o hotsite “Mais Mulher”. A página reúne informações referentes às atividades integradas, internas e virtuais, realizadas ao longo do mês de março e coordenadas pelas secretarias Especial de Direitos Humanos (SEDH) e de Governo (SG).
Por meio desta ferramenta, o público em geral pode ter acesso a informações sobre o evento e saber mais sobre a Casa da Mulher, acompanhar a programação semanal dos eventos e ficar por dentro de todas as notícias a respeito das atividades realizadas. A programação, que segue até o dia 31 de março, será atualizada semanalmente.
Outras informações:
(32) 2104-7003 – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
https://www.pjf.mg.gov.br/noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário