quinta-feira, 25 de março de 2021

Está enganado quem pensa que Lula já conseguiu recuperar os direitos políticos

 Publicado em 25 de março de 2021 por Tribuna da Internet

Resultado de imagem para filmagem de lula charges

Charge do Nani (nanihumor.com)

Carlos Newton

O Brasil é um país surpreendente, onde as aparências enganam, até mesmo nas mais importantes questões da Justiça, porque as leis podem ser interpretadas à la carte, como dizem os franceses, o que podemos traduzir por ”à escolha do freguês”.

As aparências dizem que Lula da Silva já foi “inocentado” e não se pode mais contestar a candidatura dele à Presidência da República. Mas há controvérsias, diria o ator Francisco Milani, que chegou a ser vereador no Rio de Janeiro, mas depois desistiu da vida pública.

APENAS O TRÍPLEX – O julgamento desta terça-feira, já se sabe pelas declarações dos ministros, valeria apenas para o processo do tríplex do Guarujá, conforme Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski deixaram claro, embora Gilmar Mendes tenha costeado o alambrado, sem repetir a ressalva feita no julgamento anterior.

Só saberemos o que está valendo quando for publicada a chamada ementa do julgado. Até lá, digamos que só está valendo para o tríplex. E o que isso significa?

Se for assim, para Lula recuperar mesmo os direitos políticos, anulando-se a condenação pelas propinas do sítio de Atibaia, é preciso que seja confirmada em Plenário a decisão escalafobética de Edson Fachin, que “inventou” a incompetência da 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba (leia-se: juiz  Sérgio Moro) para julgar os quatro processos de Lula, que Fachin remeteu para Brasília, onde o ex-presidente não mora e nem os fatos se passaram lá.

APENAS LIMINAR – A diferença é que o julgamento do tríplex pela Segunda Turma é conclusivo, enquanto a decisão de Fachin é liminar e ainda vai a Plenário. Ou seja, na realidade, Lula somente vai recuperar os direitos políticos se o Plenário confirmar a decisão de Fachin.

Votando contra a tal incompetência, temos quatro ministros: Fux, Barroso, Moraes e Marques. A favor, outros quatro: Fachin, Gilmar, Lewandowski e Toffoli.

Portanto, o julgamento decisivo, que colocará Lula como candidato em 2022 será decidido por Cármen Lúcia, Rosa Weber e Marco Aurélio de Mello, três esfinges a serem decifradas. E há um detalhe: Fachin pode mudar o voto. Você sabia?

###
P.S. – Você acha justo conceder direitos políticos ao governante que comandou o maior esquema de corrupção do mundo e criou um alto cargo apenas para satisfazer a amante? É por tudo isso, la nave va, cada ves mais fellinianamente. (C.N.)

Publicado em  |http://www.tribunadainternet.com.br/esta-enganado-quem-pensa-que-lula-ja-conseguiu-recuperar-os-direitos-politicos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário