Publicado em 1 de fevereiro de 2021 por Tribuna da Internet
Antônio Fallavena
Nos tempos mais necessários de trocar opiniões, ideias, informações e sugestões, cada vez mais a sociedade brasileira se distancia da solução de seus problemas.
Educação virou caso de estado, de justiça e de polícia! Tanto deixaram de fazer e tanto permitiram que, a mistura educação/ensino se consolidou e apresenta os resultados e as contas para nós pagamos: ambas de péssima qualidade!
BAGUNÇA INSTITUCIONAL – O país vive, nos últimos anos, uma de suas maiores bagunças institucionais e sociais. Todo mundo manda, todo mundo decide, todo mundo tem razão, mas ninguém assume nada, muito menos a responsabilidade por seus atos e pelos resultados!
Partida e repartida, nossa sociedade acumula a cada dia mais e mais problemas. E a culpa sempre está com o outro!
Conhecimentos gerais e/ou específicos sobre o país, o estado, os governos, são quase inexistentes. Pequenas ilhas detém elevado conhecimento e as decisões. Já o imenso mar acumula cansaço mental, ignorância, desinteresse e muita irresponsabilidade.
SEM RUMO E DESTINO – O Brasil navega sem rumo e sem destino; sem comando e sem tripulação, lotado de brasileiros sem noção!
Hoje pela manhã, ao acordar, pensei ter sonhado com isto. Na leitura das primeiras matérias e notícias do dia, me vi na mesma realidade de ontem. Conclusão: se fosse sonho, teria se tornado realidade. Nossos líderes já se foram. Nas últimas décadas, nossas escolhas fracassaram e nós com elas. O quadro atual, está muito mais perto do “Inferno de Dante” do que do pior “dos céus de brigadeiro”!
OBRIGAÇÃO DE IR EM FRENTE – Ontem, enquanto trabalhava em textos, recebi algo que me alertou. Espero conseguir alertá-los também! “Quem pensa e entende, tem a obrigação de assumir a frente!”. Quem espera por milagre, nunca alcança seus objetivos. Quem deixa suas responsabilidades para outros cumprir, perde a vez e a razão!
Uma sociedade é composta de pessoas. Depois dela é que vem leis e instituições! Está tudo invertido! Autoridades, representantes, nós mesmos, somos temporários. Cada um a seu tempo e quantidade de tempo. Já o país e a sociedade devem ser, necessitam ser, duradouros!
A hora é agora! O Brasil e os pequenos brasileiros são nossa responsabilidade, dependem do que cada um de nós e de todos nós, organizadamente, fizermos a partir de agora, de hoje!
Nenhum comentário:
Postar um comentário