Programação para 07 de dezembro
A história de Minas Gerais também passa pelo Rio São Francisco. A reportagem da Rede Minas foi até a região Norte do estado para conferir a memória que sobrevive no entorno das águas e a contribuição do “Velho Chico” para a economia de comunidades tradicionais e empresas. A expedição é apresentada na primeira temporada da série “Rios de Minas”, com cinco episódios entre os dias 7 e 11/12, no Jornal Minas, às 12h30 e às 18h30.
Na estreia, em 7/12, a série mostra a cidade de Matias Cardoso, que marca o início do povoamento do estado, com ruínas de 1650. Já o segundo episódio, em 8/12, traz a primeira igreja de Minas Gerais, a Matriz de Nossa da Senhora de Conceição, também no município, considerada patrimônio nacional.
Em 9/12, o público vai conhecer o Projeto Jaíba. A ideia nasceu na década de 1970, com o objetivo desenvolver a economia do semiárido mineiro. No município de Jaíba foram construídos sistemas de captação e distribuição de água que hoje atendem a 20 mil pessoas, de pequenos produtores a grandes empresas.
As famílias que vivem em assentamentos de pequenos produtores estão em Jaíba há três gerações. Os negócios prosperaram e fizeram com que a produção local de frutas alcançasse o mercado interno e externo. Os pomares do projeto serão tema do episódio do dia 10/12.
Na última reportagem da série, em 11/12, o público vai conhecer o Quilombo da Lapinha. A comunidade vive às margens do Rio São Francisco, mas é na Ilha da Ressaca em que desenvolve a agricultura de subsistência.
Serviço: Série “Rios de Minas” – Temporada Chicão dos Gerais
Data: 7 a 11/12
Horário: 12h30 e 18h30
Transmissão: http://redeminas.tv/
http://www.agenciaminas.mg.gov.br/evento/serie-rios-de-minas-mostra-cidades-cortadas-pelo-sao-francisco
Nenhum comentário:
Postar um comentário