Por G1 Zona da Mata 30/12/2020 10h05
Alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora foram os vencedores da 22ª edição da Competição SAE Brasil, na categoria Classe Micro.
A equipe “Microraptor” de Aerodesign, da Faculdade de Engenharia, ganhou o direito de representar o país na fase internacional da disputa, prevista para acontecer em abril de 2021, nos Estados Unidos. O resultado representa a melhor participação da equipe desde 2011, quando estreou no evento.
A competição tem a intenção de fomentar a cultura da engenharia aeronáutica em estudantes, e assim estimular o desenvolvimento do projeto, realização da fabricação e ensaios de uma aeronave remotamente pilotada de perfil cargueiro.
A cada ano, a missão proposta pela competição muda, com o objetivo de espelhar os desafios enfrentados na indústria aeronáutica.
Devido à pandemia de Covid-19, a etapa “Competição de Projeto” foi realizada apenas de forma remota, com sucessivas avaliações de relatórios de projetos e apresentações por parte dos concorrentes, entre julho e outubro de 2020.
Nesta semana, o Comitê Técnico anunciou os vencedores e a classificação geral das categorias Micro, Advanced e Regular.
Embora a competição possa ter prosseguimento no primeiro trimestre de 2021 e chegar à etapa de “voo”, presencial ou com base em vídeos enviados pelas equipes, dependendo das condições sanitárias do país, a Comissão Organizadora decidiu que esta segunda fase não implicará na pontuação adicional. Desta forma, a posição na primeira etapa vale como resultado final.
A Microraptor tem obtido performances cada vez mais expressivas, o que ajuda na formação de profissionais de engenharia ainda mais qualificados.
No ano de 2020, apesar de todas as dificuldades impostas pela pandemia e da necessidade de trabalhar de forma remota, a equipe conseguiu ser a melhor entre 25 concorrentes.
Para a competição internacional, a Microraptor já trabalha para o desenvolvimento de uma nova proposta de aeronave, seguindo o regulamento da disputa. E busca formas de arrecadação para custear o projeto, a viagem e a hospedagem dos membros nos Estados Unidos.
Uma “vaquinha virtual” para receber doações que viabilizem a participação na etapa mundial da competição foi criada pelos estudantes universitários. Saiba mais nas redes sociais da equipe.
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/12/30/ufjf-e-campea-em-competicao-nacional-de-aerodesign.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário