Por Amanda Andrade e Bárbara Guimarães, G1 Zona da Mata e MG1
A prefeita eleita Margarida Salomão (PT) anunciou, em entrevista coletiva à imprensa nesta quinta-feira (10), os 18 secretários que assumem a Prefeitura de Juiz de Fora a partir de 1º de janeiro de 2021, além da nova diretora da Funalfa e o procurador-geral do município. Ela também apresentou mudanças na gestão com a criação de novas pastas.
Margarida já havia dito durante a campanha eleitoral que o secretariado seria paritário, ou seja, com mesmo número de homens e mulheres, e também teria representação de negras e negros no primeiro escalão da Prefeitura. Os responsáveis pelas pastas da próxima administração são, em maioria, servidores públicos de carreira.
Entre as mudanças anunciadas, está a criação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Processos Administrativos para informatização da Prefeitura e a Secretaria Especial de Direitos Humanos que cuidará da área e de assuntos relacionados ao combate ao racismo, igualdade de gênero, população LGBTQI+, pessoas com deficiência, políticas para juventude, entre outros.
A questão do planejamento territorial e urbano da cidade será representada em duas pastas: Secretaria de Planejamento Territorial e Secretaria de Planejamento Urbanístico.
A atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta) foi desmembrada em três pastas: Secretaria para a Promoção da Competitividade, da Inovação e do Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo; Secretaria de Agropecuária e Abastecimento e Secretaria de Turismo.
Outra mudança para gestão 2021-2024 será a implantação da Secretaria Desenvolvimento Urbano, que irá coordenar o trabalho das autarquias Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) e a questão de mobilidade e moradia.
Ao apresentar as mudanças, Margarida Salomão afirmou que respeita as estruturas que foram feitas pelas administrações anteriores, porém para cumprir o que foi prometido durante a campanha eleitoral, foi necessário redesenhar a configuração do Executivo e que ainda podem ocorrer mudanças na gestão anunciada.
A atual gestão do prefeito Antônio Almas (PSDB) tem 15 secretarias de administração direta. Para o próximo governo, este número subiu para 18, sem contar as autarquias, fundações e órgãos da administração indireta.
O segundo escalão, composto pelas subsecretarias, não foi apresentado nesta entrevista coletiva. A prefeita eleita explicou que os nomes ainda serão anunciados até o fim do mês.
Conheça a nova gestão
Secretaria de Governo
Cidinha Louzada é a titular da pasta. Ela é advogada e é chefe de gabinete de deputada federal de Margarida Salomão entre 2013 e 2020. Foi vereadora na Câmara Municipal de Juiz de Fora e presidente da Associação Mineira de Defesa do Consumidor e dos Trabalhadores (AMACONT).
Secretaria da Fazenda
A economista Fernanda Finotti assume a pasta. Ela é doutora em finanças pela Universidade de Columbia/NY, professora titular da Faculdade de Economia/UFJF e membro do programa de pós-graduação em Economia da UFJF.
Secretaria de Tecnologia da Informação e Processos Administrativos
Lígia Inhan é a secretária titular. Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pela UFRJ, é mestre em Gestão pela UTAD (Portugal) e tem pós-graduação em Design Gráfico (Faculdade Estácio de Sá) e Tecnologia da Informação (Faculdade Machado Sobrinho).
Lígia também é gestora de conteúdo digital e e-commerce, consultora de negócios e design para empresas e micro empreendimentos.
Secretaria de Saúde
Ana Pimentel assume a pasta. Ela é médica formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, doutora em Saúde Coletiva pelo Insituto Fernandes Figueira/Fiocruz e mestre em Saúde Coeltiva pela UERJ. Ana também é professora no curso de Medicina da UFSJ.
Secretaria de Educação
Nádia Ribas é a nova titular. ela é graduada em Pedagogia (UFJF), doutoranda e mestre em Educação (UFJF), especialista em Alfabetização e Linguagem (UFJF).
Ribas também é professora concursada na Prefeitura de Juiz de Fora há 27 anos e atualmente é professora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em um Centro de Atendimento Educacional Especializado.
Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa)
Giane Elisa assume como diretora-geral. Ela é mestra em educação pela UFF e professora da rede municipal de Juiz de Fora.
Também é educadora popular e atriz, e coordena Projeto de Teatro do Oprimido. Ela foi articuladora temática do programa "JF nos Trilhos da Paz" do Projeto "Ciranda Cidadã".
Ela tem experiência como dramaturga, diretora artística e encenadora d'As Ruths - Grupo de Artes Cênicas e Políticas.
Secretaria de Assistência Social
Malu Salim assume a função. Ela é formada em Serviço Social (UFJF), mestre em Saúde e especialista em Saúde da Família (UFJF).
Assistente social, tutora em cursos de especalização em "Gestão Pública Organização em Saúde" para o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (UFJF/FACC) e em "Gestão do cuidado em Saúde da Família" (UFMG/Nescon).
Malu for supervisora de UBS da Prefeitura de Juiz de Fora por 12 anos e preceptora da Residência em Saúde da Família da UFJF.
Secretaria de Planejamento do Território
Fabíola Ramos é a titular da secretaria. Ela é arquiteta e urbanista, com especializações em "Planejamento e Uso do Solo Urbano" (IPPUR/UFRJ), "Planejamento Municipal" (UFV e Universty of Nova Scotia TUNS - Canadá) e "Gerência de Projetos Municipais" (ENSUR/IBAM - RJ).
É servidora pública aposentada pela Prefeitura de Juiz de Fora com passagens pelo IPPLAN/JF, Emcasa, Secretaria de Atividades Urbanas e Secretaria de Planejamento e Gestão.
Secretaria de Agropecuária
Fabíola Paulino da Silva é a titular da secretaria. Ela é graduada em Ciências Sociais pela UFJF, mestra em Sociologia (UFMG) e técnica em Agropecuária pela UFV.
Atuou na assessoria técnica e como delegada adjunta na Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário de Minas Gerais.
Foi secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Agrário do Governo de Minas e diretora de Infraestrutura da Emater/MG.
Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas
Aline Junqueira é a secretária. Ela é graduada em Comunicação Social (UFJF), mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ) e presidente da Associação de Moradores do Bairro Benfica entre 2013 e 2017. Ela também é assessora de Margarida Salomão como deputada federal desde 2014
Secretaria de Comunicação Pública (Secom)
Márcio Guerra assume a pasta. Ele é doutor em Comunicação (URFJ), professor titular da Facom/UFJF, ex-diretor da Facom/UFJF e secretário de Imagem da UFJF (1998-2002, 2002-2006, 2016-2020).
Guerra também é presidente do Colégio de Gestores de Comunicação das Instituições Federais da Andifes (2019-2020).
Secretaria de Recursos Humanos
Rogério Freitas é o titular da pasta. Licenciado em Artes e Mestre em Educação (UFJF), ele é professor de Artes da rede municipal e atualmente dirige a Escola Municipal Prefeito Dilermando Cruz Filho.
Freitas também é ex-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juiz de Fora (Sinserpu-JF) e ex-gerente de recursos compartilhados da diretora de Políticas Sociais da Prefeitura.
Procuradoria Geral do município (PGM)
Carlos Delage Junqueira será o procurador-geral do município. Ele já é procurador municipal e advogado graduado em Direito pela UFJF e doutor em Direito Constitucional e Teoria do Estado (PUC-RJ)
Tem experiência nas áreas de Teoria e Filosofia do Direito, Direito Constitucional Administrativo, Trbutário, Financeiro, Criminal.
Secretaria de Planejamento Territorial e Participação Popular (SEPPOP)
Martvs Chagas assume a pasta. Ele é graduado em Ciências Sociais (UFJF), especializado em Gestão estratégica em Políticas Públicas (Universidade Estadual de Campinas).
Consultor em Gestão Social junto à Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura e Diretor de Fomento na Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura e exerceu os cargos de Secretário Nacional de Ações Afirmativas e de Ministro de Promoção da Igualdade Racial na gestão do ex-presidente Lula.
Secretaria Especial de Direitos Humanos
Biel Rocha é o titular. Ele é sociólogo pela UFJF, especialista em Gestão Pública Estratégica (Fundação João Pinheiro) e Servidor Público Municipal aposentado.
Foi vereador, deputado estadual, secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos no governo Lula e secretário de Estado de Direitos Humanos de Minas Gerais.
Secretaria de Segurança Pública e Cidadania
Tadeu David é o novo secretário. Advogado, especialista em Direitos Humanos pela Fundação Movimento Direito e Cidadania e mestre em Direito Constitucional (PUC-RJ).
Foi assessor do Procurador-Geral de Justiça Institucional do MPMG e subsecretário dos Fóruns Regionais do Governo de Minas. Atualmente, é professor da Faculdade de Direito da Universidade de Itaúna.
Secretaria de Desenvolvimento Urbano
Júlio Teixeira assume o cargo. Ele é doutor em Saneamento pela UFMG, Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela UFJF e ex-diretor da Faculdade de Engenharia da UFJF.
Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (SIDIC)
Ignácio Delgado é o titular. Doutor em Sociologia e Política e mestre em Ciência Política pela UFMG, ele é professor titular aposentado da UFJF e integra, ainda, os programas de pós-graduação deHistória e Ciências Sociais da instituição.
Foi diretor do ICH da UFJF e é membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Participa da Direção do CRITT e da Diretoria de Inovação da UFJF desde 2016.
Secretaria de Esportes e Lazer
Marcelo Mata é o titular da pasta. Doutor em Ciência do Desporto pela Universidade do Porto (PDCD) e mestre em Treinamento Esportivo pela UFMG, ele é professor Associado da Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF - Departamento de Desportos e coordenador do Projeto Futebol/UFJF.
Secretaria de Turismo
Marcelo do Carmo é o novo secretário. Ele é Doutor em Sociologia pela Universidade Sorbonne - Paris Descartes, mestre em Comunicação Social pela Facom/UFJF e especialista em Gestão de Negócios e Empreendedorismo pela Faculdade de Administração (FACC/UFJF).
Ele também é Professor Adjunto do Departamento de Turismo.
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2020/12/10/margarida-salomao-anuncia-secretariado-da-proxima-gestao-da-prefeitura-de-juiz-de-fora.ghtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário