JUIZ DE FORA - 23/12/2020 - 14:40
A aluna Yllana Mattos Ferreira da Cruz, 15 anos, da Escola Municipal (E.M.) “Vereador Marcos Freesz”, do Bairro Eldorado, ganhou o primeiro lugar na categoria “Ensino Fundamental 2”, do “2º Concurso de Redação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)”, do projeto de extensão “A Ciência que Fazemos”, realizado pela Diretoria de Imagem Institucional da instituição. A estudante, do nono ano, foi orientada pela professora e doutora em Linguística, Ana Paula Gonçalves Durco, que ministra Língua Portuguesa e Produção Textual, uma das coordenadoras premiadas nesta edição do concurso. Em 2019, Yllana foi semifinalista da “Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa”, após seu texto ter passado por todas as etapas, ao ser analisado pela Comissão Julgadora Escolar Municipal e Estadual. Além disso, ela foi um dos destaques no início deste ano, quando recebeu a homenagem do prefeito Antônio Almas, no Centro de Formação do Professor (CFP), em fevereiro.
Leia também: “Aluna da E.M. ‘Vereador Marcos Freesz’ é semifinalista da ‘Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa”.
O tema proposto este ano foi “A Ciência e eu: Como eu Lido com Informações Conflituosas”. O objetivo do concurso de redação é estimular nos estudantes o interesse por temas relacionados à ciência, com impacto na cidadania, aproximando o universo acadêmico dos estudantes de escolas públicas da região.
A parceria do projeto “A Ciência que Fazemos” prevê compartilhar o conhecimento científico produzido pelos professores da UFJF com os alunos das escolas públicas de Juiz de Fora. “Nossa escola tomou conhecimento do projeto na pandemia e teve acesso ao conhecimento produzido pela universidade por meio dos vídeos publicados em seu canal do youtube, o que foi trabalhado com os alunos por meio de discussões temáticas”, disse a vice-diretora da E.M. “Vereador. Marcos Freesz”, Márcia Patrícia Barboza de Souza. Segundo Ana Paula Durco, essa parceria é muito importante para os alunos, que podem ter acesso às discussões relevantes ao momento que vivenciam, relacionando o conhecimento ao seu cotidiano, além de conhecer as linhas de pesquisa da UFJF e ampliar seu leque de oportunidades.
As redações inscritas foram avaliadas sob os quesitos pertinência ao tema proposto, criatividade do trabalho, compreensão sobre o papel da ciência na sociedade, clareza no desenvolvimento das ideias e correção ortográfica e gramatical do texto. Os autores dos cinco melhores trabalhos em cada categoria – “Ensino Médio” e “Ensino Fundamental 2” – receberão certificado e prêmios em dinheiro, que variam entre R$ 100 e R$ 500. Além disso, os orientadores das redações colocadas em primeiro lugar de cada categoria receberão R$ 250. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá de forma virtual, em data ainda a ser definida.
Segue, abaixo, a lista de vencedores do projeto “A Ciência que Fazemos”:
Categoria “Fundamental 2”
1. Yllana Mattos Ferreira da Cruz
2. Valentina Baptista e Reis
3. Alice Santana Magestes de Paula
4. Manuella Bellose David
5. Maria Luíza Monteiro Moreira
Coordenadora premiada:
Ana Paula Gonçalves Durço
“A Ciência que Fazemos”
O projeto visa apresentar o conhecimento científico produzido pela UFJF aos alunos de escolas de Juiz de Fora. O objetivo é reduzir a distância entre os estudantes do ensino fundamental e médio e a ciência produzida na faculdade. A iniciativa prevê a organização de visitas de pesquisadores da UFJF às escolas, para que o cientista possa conversar com os alunos de forma horizontalizada.
Foto: Divulgação
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497. https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=69705
Leia também: “Aluna da E.M. ‘Vereador Marcos Freesz’ é semifinalista da ‘Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa”.
O tema proposto este ano foi “A Ciência e eu: Como eu Lido com Informações Conflituosas”. O objetivo do concurso de redação é estimular nos estudantes o interesse por temas relacionados à ciência, com impacto na cidadania, aproximando o universo acadêmico dos estudantes de escolas públicas da região.
A parceria do projeto “A Ciência que Fazemos” prevê compartilhar o conhecimento científico produzido pelos professores da UFJF com os alunos das escolas públicas de Juiz de Fora. “Nossa escola tomou conhecimento do projeto na pandemia e teve acesso ao conhecimento produzido pela universidade por meio dos vídeos publicados em seu canal do youtube, o que foi trabalhado com os alunos por meio de discussões temáticas”, disse a vice-diretora da E.M. “Vereador. Marcos Freesz”, Márcia Patrícia Barboza de Souza. Segundo Ana Paula Durco, essa parceria é muito importante para os alunos, que podem ter acesso às discussões relevantes ao momento que vivenciam, relacionando o conhecimento ao seu cotidiano, além de conhecer as linhas de pesquisa da UFJF e ampliar seu leque de oportunidades.
As redações inscritas foram avaliadas sob os quesitos pertinência ao tema proposto, criatividade do trabalho, compreensão sobre o papel da ciência na sociedade, clareza no desenvolvimento das ideias e correção ortográfica e gramatical do texto. Os autores dos cinco melhores trabalhos em cada categoria – “Ensino Médio” e “Ensino Fundamental 2” – receberão certificado e prêmios em dinheiro, que variam entre R$ 100 e R$ 500. Além disso, os orientadores das redações colocadas em primeiro lugar de cada categoria receberão R$ 250. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá de forma virtual, em data ainda a ser definida.
Segue, abaixo, a lista de vencedores do projeto “A Ciência que Fazemos”:
Categoria “Fundamental 2”
1. Yllana Mattos Ferreira da Cruz
2. Valentina Baptista e Reis
3. Alice Santana Magestes de Paula
4. Manuella Bellose David
5. Maria Luíza Monteiro Moreira
Coordenadora premiada:
Ana Paula Gonçalves Durço
“A Ciência que Fazemos”
O projeto visa apresentar o conhecimento científico produzido pela UFJF aos alunos de escolas de Juiz de Fora. O objetivo é reduzir a distância entre os estudantes do ensino fundamental e médio e a ciência produzida na faculdade. A iniciativa prevê a organização de visitas de pesquisadores da UFJF às escolas, para que o cientista possa conversar com os alunos de forma horizontalizada.
Foto: Divulgação
* Informações com a Assessoria de Comunicação da SE pelo telefone 3690-8497. https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=69705
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