domingo, 21 de junho de 2020

No dia do aniversário de Machado de Assis, veja como ler suas obras gratuitamente

Júlia de Aquino
Instagram literário @juentreestantes

“É assim que funciona a vida, uma máquina inconstante de idas e vindas, de crenças e descrenças, e de limites inalcançáveis” (Machado de Assis)

21 de junho: nesse dia, em 1839, nascia um dos maiores representantes da Literatura Brasileira, o autor que inaugurou o Realismo em nosso país (com a obra “Memórias Póstumas de Brás Cubas”). Para homenageá-lo, fiz um “resumão” com detalhes sobre sua vida e obra, incluindo curiosidades bem interessantes! Em seguida, separei os links para quem quer ler sua obra de forma gratuita.

VIDA E OBRA – A história do escritor traz muitos obstáculos e desafios, apesar de não ser muito conhecida. Preparei um resumo de sua biografia para que todos o conheçam melhor:

Nasceu no morro do Livramento. no Rio de Janeiro, e ganhou o nome Joaquim Maria Machado de Assis, numa chácara onde seu avô tinha sido escravo. Sua família era muito humilde: seu pai, pintor de paredes, e sua mãe, lavadeira.

Perdeu os pais muito cedo, e como não tinha recursos para estudar, tornou-se autodidata (pessoa com capacidade de aprender algo sozinha), e suas primeiras obras foram publicadas em órgãos de comunicação quando ele tinha 14 anos: um soneto e o poema “Ela”. Atuou como tipógrafo, revisor, redator, censor teatral e ajudante de publicação do Diário Oficial. Seu primeiro romance foi “Ressurreição”. No geral, suas obras eram publicadas em folhetins para depois virarem livros.

Foi casado com a adorada Carolina, que o ajudava a revisar seus textos e cuidou de sua saúde durante toda a vida. O poema “A Carolina” foi publicado quando ela morreu, em 1904. Quatro anos depois (1908), Machado também ia, vítima de câncer.

CURIOSIDADES
Machado foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, junto com outros intelectuais, e um dos primeiros presidentes.
Foi responsável por uma das primeiras traduções do conto “O Corvo”, de Edgar Allan Poe.
Sabia falar francês, idioma que teria aprendido com um padeiro de quem era amigo.
Adorava xadrez e participou do primeiro campeonato brasileiro, ficando em 3º lugar. As peças que utilizou estão expostas até hoje na Academia Brasileira de Letras.

LEIA GRATUITAMENTE
O site Domínio Público (www.dominiopublico.gov.br) disponibiliza gratuitamente todas as obras do escritor em PDF, que podem ser acessados e/ou baixados em qualquer dispositivo (celular, tablete ou computador). ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Muitas obras também estão gratuitas na Amazon. Baixando por lá, é possível ler no Kindle, celular (com o app Kindle) ou computador (na sua biblioteca da conta Amazon). Acesse e compre gratuitamente pelos links abaixo:




MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS | https://tinyurl.com/yagsr69w



HISTÓRIA DE UMA LÁGRIMA | https://tinyurl.com/y773twzw

Posted in Geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário