quinta-feira, 28 de maio de 2020

Garis trabalhando sem máscara facial em JF

Imagem ilustrativa

Na tarde de sábado (23), nas noites de terça-feira (26) e desta quinta-feira (28), observei na Zona Leste, que os  garis não utilizavam máscaras faciais.
Na manhã de ontem (27) enviei mensagem ao DEMLURB e ao prefeito de Juiz de Fora, relatando e questionando sobre os fatos de sábado e de terça-feira. 
Questionei se os trabalhadores recebiam ou não as máscaras, se não utilizavam por desleixo ou por falta de fiscalização. Contudo, até o momento não responderam. 

EPI – Equipamento de Proteção Individual
O fornecimento dos EPIs é uma obrigação do empregador; bem como a utilização correta é um dever do colaborador. Ambos estão sujeitos a multas e problemas trabalhistas em caso de descumprimento. 

Os principais EPIs para Gari, Coletor de Lixo são as Luvas de Proteção e as Botinas de Segurança. No entanto, dependendo da ocasião, também pode ser necessária a Máscara Respiratória, Vestimenta de Segurança e o Protetor Auricular.


Riscos Biológicos - Entre vírus, bactérias, fungos, parasitas, aos quais as profissões de coletores de lixos, garis, açougueiros, enfermeiros, entre outras inúmeras atividades também ficam frequentemente expostas.

Atualização: No final da tarde deste sábado (30), os garis já estavam  utilizando as máscaras. Que continuem a usar! Para a própria segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário