Por G1 Zona da Mata
09/04/2020 19h12 Atualizado há 16 horas
Trem atingiu carro na passagem de nível da Rua Benjamin Constant, no Centro de Juiz de FOra — Foto: Nailessa Christo/Arquivo Pessoal
Um trem atingiu um carro no início da noite desta quinta-feira (9) na passagem de nível na Rua Benjamin Constant no Centro de Juiz de Fora.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas pessoas estavam no veículo no momento do acidente e tiveram ferimentos leves.
Segundo os bombeiros, as vítimas, que não foram identificadas, estavam conscientes e fora do carro no momento da colisão.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deu continuidade ao atendimento médico no local. Até a última atualização desta reportagem, não foi possível saber se os envolvidos seguiram para atendimento hospitalar.
A Polícia Militar (PM) explicou que foi controlador de segurança da MRS Logística, concessionária responsável pela linha férrea, que ligou para a emergência para relatar o acidente.
De acordo com as informações, o carro teria ultrapassado o sinal vermelho e continuado a cruzar a passagem de nível.
Ao G1, assessoria de imprensa da MRS informou, por meio de nota que o acidente "é um exemplo de imprudência já que a Passagem de Nível da Rua Benjamin Constant, é dotada de sinalização ativa, ou seja, dispõe de cancela e aviso sonoro, além dos demais itens de sinalização. No momento da colisão, a cancela estava abaixada e o aviso sonoro, ativo, para chamar a atenção de motoristas e pedestres com relação à aproximação do trem. Ainda assim, o motorista agiu de forma imprudente e desrespeitou todos os itens de segurança." (Confira nota na íntegra logo abaixo)
Nota
"O acidente registrado em Juiz de Fora é um exemplo de imprudência, um comportamento para o qual a MRS sempre chama a atenção quando o assunto é segurança ferroviária. A Passagem de Nível da Rua Benjamin Constant, onde ocorreu o abalroamento, é dotada de sinalização ativa, ou seja, dispõe de cancela e aviso sonoro, além dos demais itens de sinalização. A cancela estava abaixada e o aviso sonoro estava ativo para chamar a atenção de motoristas e pedestres com relação à aproximação do trem. Ainda assim, o motorista agiu de forma imprudente e desrespeitou todos os itens de segurança. Segundo o artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro, deixar de parar o veículo antes de transpor a linha férrea é infração gravíssima e o infrator está sujeito à multa. O Código Brasileiro de Trânsito determina que as composições férreas têm prioridade de passagem. Por isso, o motorista é obrigado a parar o veículo antes de atravessar a ferrovia. É sempre bom lembrar que um trem pesa entre três mil toneladas (vazio) e 15 mil toneladas (cheio) e pode exigir algo entre 300 metros e um quilômetro entre o acionamento do freio de emergência e a parada completa e, na maioria dos casos, evitar o impacto é impossível."
Corpo de Bombeiros foi acionado para acidente na linha férrea em Juiz de Fora — Foto: Nailessa Christo/Arquivo Pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário