Por LISLEY ALVARENGA
25/01/20 - 11h46
Represa Várzea das Flores fica perto de atingir limite
A represa de Várzea das Flores, localizada entre os municípios de Betim e Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, atingiu neste sábado (25) 94,2% da sua capacidade total e corre o risco de transbordar caso as fortes chuvas continuem.
O alerta foi dado nesta manhã pela Prefeitura de Betim. Uma reunião entre integrantes da Defesa Civil de Betim, a Copasa e o prefeito Vittorio Medioli na manhã deste sábado define a estratégia a ser seguida. Informações serão repassadas para a população assim que a reunião for encerrada.
"Faltam apenas 30 centímetros para a água escoar sobre o vertedouro. A última vez que isso aconteceu em Betim foi em 2012. Estamos acompanhando a situação de perto, junto com a Copasa", alertou Anderson Reis, comandante da Guarda Municipal de Betim.
O prefeito de Betim, Vittorio Medioli, diz ser necessário que a Copasa atue para escoar parte da água para evitar o transbordamento. "Temos informações que a represa estaria em risco e que falta pouco para a água dela verter. Não temos um boletim oficial da Copasa nem nenhum órgão oficial foi informado. Entramos em contato com os diretores, mas não obtivemos retorno. Agora eles disseram que estarão em Betim hoje, às 15h. Mas ainda não temos nenhuma indicação de que atitude eles vão tomar", afirma.
E acrescenta: "Mas, se as chuvas continuarem intensas, haverá vazão do vertedouro. Precisamos de um sistema para escoar a água. Não temos previsão de chuvas intensas nem para hoje nem para amanhã, mas para a próxima semana sim. Queremos que eles instalem bombas na represa para acelerar um pouco esvaziamento da água, caso se repitam as chuvas. A lagoa já está no limite da sua capacidade", disse Vittorio Medioli.
A reportagem entrou em contato com a Copasa e aguarda um posicionamento da estatal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário