segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

PJF incentiva maiores cuidados com a saúde mental através da campanha “Janeiro Branco”

JUIZ DE FORA - 27/1/2020 - 16:59
Foto: Arquivo

No mês de divulgação e ampliação dos cuidados com a saúde mental da população, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) alerta sobre a atenção, não só pessoal, mas também no ambiente de trabalho. Como ciclo vicioso, a rotina de pressão, além da vida particular e social, impacta no crescimento das doenças mentais, sinalizando a importância do cuidado e da atenção nesse momento.

O problema pode prejudicar muito mais do que apenas a produtividade no trabalho, como o ambiente de vivência, a autoestima e as relações das pessoas ao redor. Todos são fatores resultados das doenças mentais que atingem a população. De acordo com a psicóloga Nayara Baptista, do Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Dvisat), o trabalho sempre foi centralizado, lugar onde as pessoas passam grande parte do dia. Por isso, uma vez que se é afetado no trabalho, o problema pode desencadear reflexos em casa e nos demais relacionamentos sociais.

Ainda conforme a psicóloga, as pessoas demoram a identificar o problema no ambiente de trabalho, Até então, considerado falta de ânimo e motivação na realização das tarefas diárias.

Assim como em janeiro, a preocupação com a saúde mental do trabalhador deve ser importante durante todo o ano, e principalmente onde ele desempenha suas tarefas. A dica da psicóloga é para que as empresas invistam no combate ao problema, proporcionando relacionamentos saudáveis entre colegas e superiores, e ritmos de divisão de tarefas adequados.

O Dvisat
É unidade da rede do Sistema Único de Saúde (SUS), especializada na atenção ao adoecimento relacionado ao trabalho, com habilitação do Ministério da Saúde (MS) como Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest). O departamento é referência técnica no atendimento nesta área em 104 municípios de Minas, sendo responsável pelo acolhimento das vítimas de acidentes durante a atividade profissional, ou doenças relacionadas. Além disso, presta assistência qualificada aos trabalhadores vítimas desses agravos, educação, vigilância e notificação de doenças e agravos ao trabalho.

Todos os trabalhadores, com ou sem carteira assinada, podem buscar assistência no Departamento, no Centro de Vigilância em Saúde, na Rua Antônio José Martins, 92, 4º andar, Bairro Morro da Glória.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelo telefone 3690-7123/7389.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário