JUIZ DE FORA - 15/1/2020 - 16:06
Foto: Arquivo
A história de um dos mais tradicionais espaços de cultura de Juiz de Fora estará na mostra “Memória Mascarenhas”, que será aberta na sexta-feira, 17, às 19 horas, na Galeria Alternativa 3 do Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas” (CCBM – Avenida Getúlio Vargas, 200 – Centro). A visitação será gratuita e livre para todos os públicos, até 16 de fevereiro, de terça a sexta-feira, das 9 às 21 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas.
Reunindo imagens e documentos ilustrativos, entre outros fragmentos de memória, a exposição foi organizada por Fernanda Cruzick, e reconstitui a trajetória da antiga Companhia Têxtil “Bernardo Mascarenhas”, fundada em 1888, fase de intensa efervescência política e econômica em Juiz de Fora. Símbolo do pioneirismo industrial da cidade, o prédio foi sede da fábrica de tecidos até a década de 1980.
Depois de um período de abandono, a construção mobilizou a classe artística, jornalistas, intelectuais e outros segmentos sociais, que lançaram a campanha “Mascarenhas, meu Amor!”, em defesa da revitalização do prédio e sua transformação em espaço dedicado às artes. A inauguração do CCBM aconteceu em 31 de maio de 1987. De lá para cá, já se vão mais de três décadas, incentivando e reverberando a cultura produzida por artistas locais e de outros centros.
A mostra convida o visitante ao resgate da memória, ao mesmo tempo em que registra a necessidade contínua de preservação e conservação do prédio, e sua importância dentro dos processos de acolhimento e exercício da cultura local, em todos os segmentos das artes. Nomes emblemáticos da cultura contribuíram para a criação e resistência deste espaço de dimensões monumentais, instalado no coração da cidade, localização que democratiza o acesso dos mais variados públicos.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa - 3690-7044
https://www.pjf.mg.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário