quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

29/01 - BH e região têm previsão de mais chuva forte para esta quarta

Por LARA ALVES
29/01/20 - 07h39
Céu amanheceu nublado em todas as regiões de Belo Horizonte; são esperadas pancadas de chuva ao longo de todo o dia
Foto: Lucas Negrisoli/Webrepórter

Novamente, moradores de Belo Horizonte e dos municípios da região metropolitana amanheceram limpando os estragos causados pela chuva da noite dessa terça-feira (28) e contando quais foram os prejuízos. Sem longo período de trégua desde quinta-feira (23), a expectativa é que mais pancadas de chuva atinjam essa região nas próximas horas, ainda que de forma mais branda que o forte temporal da noite passada.

Logo na manhã desta quarta-feira (29), a Defesa Civil de BH emitiu um alerta de pancadas de chuva válido até a manhã de quinta-feira (30), espera-se que chova entre 50 mm e 70 mm nas próximas horas. A precipitações devem,ainda, ser acompanhadas por rajadas de vento mais intensas. 

7h17 - Possibilidade de pancadas de chuva (50 a 70 mm) com raios e rajadas de vento que podem superar os 50 km/h, até 8h de quinta-feira (30). Fonte: Defesa Civil de BH@prefeiturabh @OficialBHTRANS @Bombeiros_MG
O céu permanecerá nublado no decorrer do dia e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pode chover a qualquer hora do dia, mas com maior concentração das pancadas nos períodos da tarde e da noite. 

As fortes chuvas da noite de terça-feira (28) aconteceram em razão de um sistema de instabilidade sobre BH e região metropolitana. As regiões Centro-Sul, Barreiro e Oeste, nos pontos mais altos da capital mineira, são as mais atingidas pelo temporal – de acordo com a Defesa Civil de BH, nessas regionais o acumulado de chuva ultrapassou os 100 mm.

Apenas na região Centro-Sul choveu cerca de 175 mm em três horas e dez minutos – 25 mm a mais que o esperado pela Defesa Civil de Minas Gerais, em boletim publicado pelo órgão em suas redes sociais na segunda-feira. Em outros pontos da cidade, como na regional Norte, choveu apenas 4,2 mm entre 19h e 22h10.

A presença do sol durante todo o dia, nas horas que antecederam a chuva, pode ter intensificado o sistema de instabilidade e, assim, causado pancadas tão intensas. 

NOTÍCIAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário