sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Prefeitura remove veículos abandonados em vias públicas de Juiz de Fora

Por G1 Zona da Mata

28/11/2019 19h17 
Carro abandonado é retirado de via pública em Juiz de Fora — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

A Prefeitura começou nesta quinta-feira (28) uma operação para retirar veículos abandonados nas vias públicas de Juiz de Fora. A ação é realizada pelas secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) e a de Transportes e Trânsito (Settra).

De acordo com o Executivo, os primeiros automóveis foram recolhidos na Rua Severino Meireles, no Bairro Passos, e na Rua São Mateus, no Centro da cidade. Conforme o órgão, um cronograma de ação foi montado para atender as denúncias atendidas de carros esquecidos ou abandonados.

Segundo a gerente de Departamento de Fiscalização Ambiental e Urbana, Graciela Vergara, a "remoção os veículos contribui para saúde pública, segurança e higiene das vias e logradouros, visto que, na grande maioria das vezes, estes automóveis se tornam depósitos de lixo".

Lei Municipal
Conforme a Prefeitura de Juiz de Fora, para o veículo ser considerado em situação de abandono, é necessário que o veículo esteja três dias parados em circulação de via pública.

Pelo abandono, o proprietário pode ser autuado por infração prevista na Lei Municipal 12.294/2011, com multa no valor de R$ 801,84.

Nos casos onde é verificada a disposição de resíduos e entulhos, o proprietário poderá também ser multado por conspurcação da via pública, podendo o valor chegar a até quase R$ 5 mil.

Depois de recolhido o veículo, o proprietário precisa quitar a multa e arcar com os custos de remoção e despesas do depósito, para reaver o veículo.

Já de automóveis sem placa, a identificação do dono é feita através do chassi. Terminados os prazos legais para retirada, o carro é encaminhado para leilão.

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