sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Médico preso após morte de paciente em UPA sai da prisão, diz defesa

Por CAROLINA CAETANO | SIGA-NOS NO TWITTER @OTEMPO
25/10/19 - 08h30

Médico foi preso suspeito de ter negado socorro a idoso
Foto: Alex de Jesus / O Tempo

O médico de 51 anos preso por homicídio após a morte de um paciente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Ressaca, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, saiu da prisão, após liberação da Justiça em audiência de custódia. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (25) pela defesa do clínico médico.

"Ele deixou a Nelson Hungria (Complexo Penitenciário) por volta das 23h de ontem [quinta-feira, 24 de outubro]. Está arrasado com a situação. Familiares que ele tem em João Monlevade (região Central do Estado) vieram para ficar junto com ele aqui", informou o advogado Robson da Silva dos Santos. 

Segundo ele, o médico está na profissão há 25 anos, sendo 19 deles atuando na UPA Ressaca. "Não houve negligência e vamos provar isso. Ele mora com a companheira e os filhos, sendo dois menores de idade. Isso tudo não abalou só ele, mas a família toda. Por enquanto não há data para ele voltar a trabalhar", disse o defensor.

O caso
Na última quarta-feira (23), Osvaldo Xavier dos Santos, de 72 anos, passou mal em casa, no bairro Novo Progresso. 

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e encaminhou o idoso à UPA Ressaca. 

Lá, segundo os socorristas, o médico teria se negado a fazer o atendimento alegando que a unidade de atendimento estava cheia e não tinha equipamentos. 

Uma outra equipe com ambulância avançada do Samu foi acionada. Nela estava um outro médico que alegou, em depoimento, ter usado equipamentos da própria UPA para tentar salvar a vida do paciente. No entanto, ele não resistiu.

Segundo a Polícia Civil, o delegado que recebeu o caso entendeu que houve omissão e realizou a prisão em flagrante. No entanto, nessa quinta-feira (24), a Justiça concedeu o alvará de soltura do médico.

https://www.otempo.com.br/cidades/medico-preso-apos-morte-de-paciente-em-upa-sai-da-prisao-diz-defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário