sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Em JF - Dia “D” de vacinação contra o sarampo acontece no sábado

JUIZ DE FORA - 17/10/2019 - 15:58

Conforme previsto pelo Ministério da Saúde (MS), sábado, 19, de 8 às 17 horas, acontecerá o “Dia D de Imunização Contra o Sarampo”, dentro da Campanha Nacional de Vacinação. Nesse dia, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) disponibilizará doses da vacina para o grupo prioritário da primeira fase da campanha, composto por crianças com faixa etária entre seis meses a menores de cinco anos.

A vacina estará disponível nas 63 unidades básicas de Saúde (UBSs), no Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (DSMCA) e no Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal. Além desses, posto extra estará disponível na Igreja Sagrado Coração de Jesus (Rua Alberto Vieira Lima, 50, Bairro Bairu), das 8 às 17 horas. 

De acordo com a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), Cecília Kosmann, o Dia “D” da campanha “facilita aos pais ou responsáveis que trabalham durante a semana levar os filhos para receber a dose da vacina. Vale lembrar que a imunização é a única forma de prevenção contra o sarampo”. 

Esquema vacinal
A vacina contra o sarampo, conhecida como tríplice viral, faz parte do “Calendário Nacional de Vacinação” e está disponível durante o ano todo nas salas de vacinação do Município. São necessárias duas doses para a pessoa estar imunizada por toda a vida, ou seja, as doses administradas no passado são válidas e não há necessidade de se vacinar novamente. É imprescindível que crianças, adolescentes e adultos estejam com a caderneta vacinal ao procurar uma unidade de saúde. Quem não tiver em mãos o cartão, e não souber se já foi imunizado, deve procurar a UBS de referência para análise do caso e vacinação, quando o profissional de saúde responsável pelo atendimento entender como necessária.

Em crianças:
1ª dose: administrada aos 12 meses
2ª dose: administrada aos 15 meses

Contraindicações da vacina
A vacina é contraindicada em registro de imunodeficiências congênitas ou adquiridas (clínica ou laboratorial grave), infecção pelo HIV em pessoas com taxas de CD4 (células do sistema imunológico) menor que 15%, gestantes e quem tiver alergia grave aos componentes da fórmula. 

Dose zero
Seguindo recomendação recente do MS, publicada em agosto de 2019, crianças na faixa etária de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas contra o sarampo. Esta dose não é válida para fins do calendário nacional de vacinação da criança, ou seja, com um ano deverá tomar a primeira dose, e com 15 meses a segunda, para que seja considerado imunizado.

*Informações com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde pelo telefone 3690-7123/7389. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário