JUIZ DE FORA - 25/9/2019 - 17:43
No sábado, 28, a Biblioteca Municipal “Murilo Mendes” (Avenida Getúlio Vargas 200 – Centro) promove a segunda edição do projeto “Redemoinho– Diálogos que Transformam”, que abordará o tema “Resistência Feminina”. Foram convidadas para o debate, a delegada da Polícia Civil Ione Barbosa, a jornalista Sandra Zanella, Tatá Dellon (Coletivo Las Manas), além de representantes do Coletivo Maria Maria e do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro. O encontro acontece às 14 horas, com entrada franca e livre para todos os interessados.
Conforme Thaís Pifano, assessora de projetos culturais da biblioteca, o tema foi escolhido em função do aumento do número de casos de violação dos direitos das mulheres. “Vivemos em um dos países mais violentos para a mulher no mundo todo. A informação é parte de um estudo divulgado pelo Escritório das Nações Unidas Para Crime e Drogas. Em 2017, a taxa global de feminicídios foi de 2,3 mortes para cada cem mil mulheres. No mesmo período, em solo brasileiro, registramos quatro mulheres mortas por grupo de cem mil. Mais uma vez, superamos a média mundial de forma negativa. O momento é mais que propício para discutir o assunto. Precisamos refletir sobre o que leva a esse cenário e como desconstruí-lo”.
Thaís lembra que existem muitas maneiras de violação dos direitos femininos. Além da agressão física, não são raros os casos de violência psicológica, frequentemente dentro da própria família, e tratamento desigual no mercado de trabalho, por exemplo: “Apesar do cenário de preconceito e opressão, as mulheres resistem, lutam e avançam na defesa de seus direitos. Com ousadia e uma conscientização crescente, melhoram não apenas suas condições pessoais, mas trazem avanço para a sociedade como um todo”.
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa - 3690-7044
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário