terça-feira, 24 de setembro de 2019

“Bem Comum” leva assistidos da Associação dos Cegos para visita guiada no Museu Ferroviário

JUIZ DE FORA - 24/9/2019 - 16:41

Foto: Gil Velloso

A tarde dessa segunda-feira, 23, foi diferente para cerca de 30 pessoas, entre assistidos e voluntários da Associação dos Cegos em Juiz de Fora. Isso porque, através de convite do projeto “Bem Comum”, desenvolvido pela Secretaria de Comunicação Pública (Secom) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), eles viajaram no tempo, conheceram e reconheceram a história da cidade através de visita guiada ao Museu Ferroviário (Avenida Brasil 2001 – Centro). A motivação do passeio foi marcar o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência” (21 de setembro) e o primeiro dia da “13ª Primavera dos Museus”.

A secretária de Comunicação Pública da PJF, Sabrina Santos, comentou: "O ‘Bem Comum’ nasceu com o sonho de construir pontes para o bem e de contribuir para o desenvolvimento e a inclusão de todos os cidadãos. Portanto, trazer os atendidos da Associação dos Cegos para uma visita guiada adaptada às suas necessidades é a confirmação de que nosso objetivo, mais uma vez, foi alcançado".

O gerente de espaços da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Luiz Fernando Priamo, falou sobre a retomada desse antigo projeto: “O museu desenvolveu este projeto em parceria com a Associação dos Cegos em 2005, e, hoje, poder resgatá-lo nesta ação é muito gratificante. Ao contrário de outros museus, o nosso acervo é muito acessível, pois nossas peças são na maioria de madeira e ferro, então, podem ser tocadas”.

Atendida há dois anos na Associação, Laurita Gomes Chagas contou como se sentiu pelas galerias do museu: “O telégrafo me emocionou muito, porque lembrei do meu padrinho, que trabalhava com esse sistema, e me bateu aquela saudade dele e de suas histórias”.

Além das lembranças, a visita pelo Museu foi essencial para a aprendizagem e compreensão do desenvolvimento tecnológico. "Foi muito bom para a gente aprender sobre como eram as coisas de antigamente, ou seja, o que não chegamos a conhecer. É muito interessante como a maioria dos equipamentos que vimos evoluíram. Isso nos mostra como era difícil antigamente e como, hoje em dia, com a modernidade, com a tecnologia, tudo é mais fácil. E mais, percebemos que vários equipamentos que vimos dentro de uma sala, hoje, estão no nosso celular", explicou Jonny Roque de Aguiar, atendido há quatro anos pela Associação.

Depois da visita, todos participaram de um lanche, com casadinhos doados pela Padaria Chumbinho, e pastéis e pães de queijo oferecidos pela Q-Pastel. Na ocasião, os assistidos também visitariam o Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas” e Biblioteca Municipal. Mas, com tanta informação e diversão, esses espaços serão visitados em uma próxima oportunidade.

13ª Primavera dos Museus
Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a “Primavera dos Museus” acontece de 23 a 29 deste mês, mobilizando instituições culturais em todo o Brasil. Neste ano, o tema proposto é “Museus por dentro, por dentro dos museus”, que busca explorar os aspectos do cotidiano museológico, considerando os diversos métodos aos quais as coleções são submetidas no processo de formação, organização, conservação e exposição, para interação e fruição por pessoas ou grupos sociais. Exposições, visita mediada, mesa-redonda, oficina de restauro de peças e visita guiada noturna estão entre as atividades programadas para o Museu Ferroviário de Juiz de Fora e o Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas”.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Pública pelo telefone 3690-7246.

Nenhum comentário:

Postar um comentário