terça-feira, 6 de agosto de 2019

Departamento de Internação Domiciliar participa de capacitação sobre telemonitoramento

JUIZ DE FORA - 6/8/2019 - 18:19

Foto: Arquivo

Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas do Departamento de Internação Domiciliar (DID) da Secretaria de Saúde (SS) participarão nesta quarta-feira, 7, e na quinta, 8, de capacitação, onde serão apresentadas novas tecnologias de telemonitoramento de pacientes em ventilação mecânica em domicílio. O município é o segundo de Minas a participar desta iniciativa. Atualmente, apenas Uberlândia faz uso deste equipamento. 

O telemonitoramento de pacientes em ventilação mecânica em domicílio permite conexão 24 horas, com os dados registrados no equipamento, possibilitando alteração dos seus parâmetros de maneira efetiva, com vistas a melhor estabilidade clínica e conforto do paciente. Ou seja, o profissional capacitado consegue visualizar, através de um computador do DID, todas as informações do paciente, que está em casa, registradas pelo aparelho. 

De acordo com a gerente do departamento, Verônica Mendonça, a capacitação para uso de novas tecnologias em ventilação mecânica, como telemonitoramento, “é fundamental, para que a equipe esteja atualizada e preparada para incorporação dessas novas tecnologias no serviço”. 

O Departamento de Internação Domiciliar
O setor aderiu ao programa “Melhor em Casa”, do Ministério da Saúde (MS), que consiste em prestar assistência. Para poder receber o tratamento em casa, a equipe do DID avalia se há condições clínicas de atendimento e se a família está apta a cuidar do paciente. Caso possua critérios clínicos, o usuário é admitido ao programa.

À assistência domiciliar faz com que leitos nas unidades hospitalares sejam desocupados e o paciente se recupere com mais conforto e junto à família. Estando em casa, o usuário recebe visitas periódicas de equipe multidisciplinar, conforme necessidades específicas. O programa presta atendimento multiprofissional, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistente social e psicólogo.

Além disso, o DID promove encontros para capacitação e troca de experiências entre familiares e cuidadores que acompanham diariamente os pacientes dentro de casa, para que o usuário tenha o melhor tratamento possível.

*Outras informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde pelo telefone 3690-7123/7389.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário