Por G1 Zona da Mata
17/08/2019 08h43
MRS atende a região Sudeste — Foto: Fernando Gonçalves/G1
A Câmara Municipal de Juiz de Fora sediou, nesta sexta-feira (16), uma audiência sobre a renovação da concessão ferroviária com a MRS Logística. De acordo com a assessoria da Casa, a sessão foi presidida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Segundo o Legislativo, o debate girou em torno dos investimentos a serem feitos pela empresa no município e da renovação da concessão por mais 30 anos da empresa que abrange as atividades na linha férrea há 144 anos na região Sudeste.
Além das discussões sobre os investimentos, foi anunciado um projeto de revitalização das margens do Rio Paraibuna. Conforme o consultor ferroviário da MRS, Sérgio Carrato, a fase inicial das atividades está concluída, entre o Viaduto Augusto Franco, no Centro, até a ponte Domingos Alves Ferreira.
Já na segunda fase, será elaborado um projeto da ciclovia entre a ponte Domingos Alves Ferreira e o Viaduto Ramirez Gonçalves, no Bairro Cerâmica. Atualmente, a MRS é responsável por 1674 quilômetros de ferrovia na região.
Importância
Durante a reunião, o presidente da Câmara, vereador Luiz Otávio Coelho (PTC), apoiou a renovação da concessão e defendeu os investimentos por parte da empresa em prol da cidade de Juiz de Fora.
“Iremos conceder sim essa renovação por mais 30 anos, mas é muito importante essa contrapartida”.
Reunião foi realizada nesta sexta-feira (16) em Juiz de Fora — Foto: Câmara Municipal de Juiz de Fora/Divulgação
Já o diretor de Relações Institucionais da empresa, Gustavo Bambini, ressaltou a importância de se discutir com a sociedade as políticas públicas relativas às outorgas e os investimentos. “A MRS não existiria sem Juiz de Fora e não existirá, sem Juiz de Fora”.
Com relação à renovação sem processo licitatório Gustavo explicou que a lei federal permite a renovação por um único período. “Provavelmente em 2056 teremos um novo processo licitatório”, finalizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário