Por Amanda Andrade, G1 Zona da Mata
05/06/2019 18h47
Barragem da Pedra terá sua capacidade de armazenamento de rejeitos dobrada. Já a Barragem dos Peixes está inativa desde 2012.— Foto: Augusto Medeiros/G1
A mineradora Nexa Resources, responsável pela administração das barragens de rejeitos, da Pedra e dos Peixes, localizadas na Zona Norte de Juiz de Fora, realizará um exercício de evacuação de emergência no próximo sábado (8) com os moradores dos bairros Igrejinha e Vila São João Batista e funcionários da empresa.
Será a primeira mobilização relacionada à prevenção no caso de emergência com barragens em Juiz de Fora e é realizada em conjunto com a Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, DNIT, Ministério Público do Estado de Minas Gerais e prefeitura.
A assessoria da mineradora informou que o treinamento é considerado um pré-simulado, pois será realizado com carros de som ao invés de sirenes de emergência, além de algumas outras diferenças de procedimento.
O exercício servirá para preparar as comunidades e os agentes envolvidos para o simulado que será realizado em outubro, dentro da etapa de implantação do Plano de Ações de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), em cumprimento às exigências legais. Mais detalhes sobre a dinâmica do exercício será divulgado à imprensa em visita as barragens nesta quinta-feira (6).
Pré-simulado
De acordo com a Nexa, o exercício de evacuação é uma ação preventiva e busca preparar a comunidade e autoridades para minimizar os danos de um eventual acidente, em atendimento à legislação. Para os moradores, é uma oportunidade de conhecer, na prática, os sinais sonoros, as rotas de fuga e os pontos de encontro seguros.
Nos últimos meses, foram promovidas reuniões de preparação com moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS), prefeitura, órgãos de defesa civil, equipe de segurança da barragem e empregados da empresa. Todos esses grupos serão envolvidos na ação.
Barragens
As barragens da Pedra e dos Peixes são contenções de resíduos industriais da unidade de Metalurgia da Nexa Resources em Juiz de Fora e armazenam jarosita, um material não ferroso.
A Barragem da Pedra tem volume de 1,5 milhão de m³ e encontra-se ativa. Em 5 de fevereiro, a mineradora confirmou que vai duplicar a capacidade de armazenamento da barragem e com a conclusão da obra, o local terá capacidade para armazenamento de 3,29 milhões de m³ de rejeitos e cerca de mais 14 anos de vida útil.
Já a menor barragem, a dos Peixes, está inativa para disposição de rejeito desde 2012 e o volume é de 800 mil m³.
As duas barragens também estão na lista de fiscalização imediata divulgada no final de janeiro pela Agência Nacional das Águas (ANA) e segundo a pasta, possuem baixo risco de rompimento, porém alto dano associado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário