JUIZ DE FORA - 14/5/2019 - 15:57
Foto: Gil Velloso
A história pode ser preservada e repassada entre gerações de muitas maneiras, e uma delas é o colecionismo. Com objetivo de divulgar e estimular esta prática, o Museu Ferroviário de Juiz de Fora (Avenida Brasil, 2.001 – Centro) apresenta a mostra “De Trem em Trem”, que reúne cerca de 80 itens referentes à ferrovia, entre fotografias, cartões telefônicos e postais, selos, ferromodelos e materiais de uso pessoal dos trabalhadores da Central do Brasil e da Leopoldina Railway.
A exposição faz parte da programação da “17ª Semana Nacional de Museus” (entre os dias 13 e 19), mas ficará em cartaz até 31 de julho. A visitação é gratuita, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e nos fins de semana, em horários especiais, que podem ser conferidos na página do Museu Ferroviário, no facebook.
Conforme o gerente de espaços da Fundação Cultural “Alfredo Ferreira Lage” (Funalfa), Luiz Fernando Priamo, a exposição foi criada para atender ao tema “Museus Como Núcleos Culturais - O Futuro das Tradições”. A coleção apresentada cumpre função similar à dos livros, e até mesmo da tradição oral, no sentido de “transportar” o espectador para o universo da ferrovia. Por meio dos objetos expostos, é possível conhecer parte da história do trem e analisar seus impactos na vida social, política e econômica de Juiz de Fora e região. A mostra é, portanto, forma de perpetuar a cultura e reforçar a identidade.
Priamo explicou que, desta forma, os visitantes são motivados a iniciar coleções particulares, entendendo que se trata de prática simples e acessível a qualquer pessoa: “Guardar a memória é passo importante para nos identificarmos enquanto sociedade, sem perder de vista o valor afetivo que muitas dessas memórias carregam. Por isso, esperamos que uma pequena fagulha surja e as pessoas saiam dessa experiência colecionando memórias.”
Além da mostra “De Trem em Trem”, o Museu Ferroviário promove série de atividades na “Semana Nacional de Museus”. Confira a programação completa no link .
Organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a “Semana Nacional de Museus” mobiliza 1.114 instituições culturais em todo o Brasil, com objetivo de comemorar o “Dia Internacional de Museus” (18 de maio).
* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044
Portal PJF
Nenhum comentário:
Postar um comentário