terça-feira, 30 de abril de 2019

Inspirado em uma história real, novo livro de Juliana James fala sobre afeto e superação

JUIZ DE FORA - 30/4/2019 - 13:18

“...Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.” O trecho do poema de Cora Coralina cai como uma luva para a menina juiz-forana Maria Luisa Nassif, 14 anos. Portadora de uma doença raríssima – Glicogenose Congênita Tipo 4 -, ela nunca se alimentou por via oral e depende de um complexo emaranhado de máquinas para manter-se viva. Malu, como é conhecida, inspirou e dá título ao mais novo livro da escritora Juliana James, que será lançado no próximo sábado, 4 de maio, às 10 horas, na Biblioteca Municipal “Murilo Mendes” (Av. Getúlio Vargas 200 – Centro).

As limitações impostas pela saúde frágil e a rotina em uma UTI residencial não tornaram Malu triste ou amarga. Surpreendentemente, ela é uma menina feliz, que transborda afeto e tem na culinária uma de suas grandes paixões. “Como não pode sentir prazer com a comida, faz questão de oferecer aos outros esse prazer”, conta a mãe, Laura Nassif. Segundo ela, o interesse da filha caçula por gastronomia começou muito cedo, nas brincadeiras de panelinhas, e evoluiu quando passou a acompanhar a mãe no preparo de refeições e bolos.

A família contratou professores de culinária, que passaram a dividir a casa com médicos, enfermeiros e psicólogos que dão suporte à adolescente. “A Malu não metaboliza os alimentos, por isso, não pode ingerir, mas consegue provar pequenas quantidades sem engolir”. Inteligente, ela dominou rapidamente a alquimia dos temperos e hoje é capaz de reconhecer os alimentos pelo cheiro.

O encontro da “menina cheff” com a escritora aconteceu no fim do ano passado, em uma de suas raríssimas saídas de casa. Com toda a estrutura de máquinas de suporte e acompanhada por uma equipe de profissionais de saúde, ela assistiu à contação de histórias do livro “Ser Diferente é Legal”, de Juliana James. “Depois do evento, Malu me procurou e pediu para eu contar a história dela. A princípio, pensei em fazer isso como homenagem a ela, mas a Márcia Evaristo topou fazer as ilustrações e ficou tudo tão lindo que decidi publicar o livro de forma independente”.

Conforme Laura, a filha optou por não ser um trabalho biográfico. “Ela queria inspirar o livro, mas pediu que a Juliana contasse a história que ela nunca poderia viver. A história de uma menina que usa o dom de cozinhar para alegrar uma cidade inteira”. Assim, nasceu a Malu personagem, filha de uma confeiteira. Ela percebe que as pessoas que a cercam são tristes, desaminadas ou irritadas umas com as outras. Após comerem os bolinhos produzidos pela menina, as coisas mudam. As iguarias feitas por Malu tocam o coração e transformam as pessoas, bem do jeito que Cora Coralina descreveu em seu poema. E bem do jeito que a Malu da vida real faz com quem se aproxima dela. “Ninguém a conhece em vão. A magia da Malu é o amor”, garante a mãe.

O lançamento do livro “Malu” tem entrada franca e vai contar com performance musical de Rogério Nascimento. A presença especial será da Malu Nassif, a da vida real mesmo, que faz questão de participar do evento, para autografar os livros e oferecer ao público os bolinhos que está produzindo com afeto e dedicação. A publicação será vendida no sábado por R$ 30. Em seguida, poderá ser adquirida na Ca D’ori Livraria (R. Braz Bernardino, 199/107 – Centro).

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa – 3690-7044.
Portal PJF

Nenhum comentário:

Postar um comentário