terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Quase cinco anos após o previsto, Jardim Botânico deve ser inaugurado em março em Juiz de Fora

Por Caroline Delgado, G1 Zona da Mata

26/02/2019 18h39
 
Bromeliário no Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) — Foto: Assessoria/Divulgação

Depois de ter a data alterada por duas vezes, no primeiro semestre de 2014 e em março do ano passado, o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deve ser inaugurado no dia 22 de março. A data foi confirmada pela instituição. O objetivo do local é incentivar pesquisas e visitação com foco em educação ambiental.

A reportagem do G1 entrou em contato com a universidade que não informou o motivo do adiamento da abertura do local desde de 2014. Em nota, a assessoria respondeu que "todas as informações que a UFJF tem, no momento, sobre o assunto foram prestadas".

No momento, o Jardim Botânico está recebendo apenas uma escola como visita piloto, para testar à dinâmica e as potencialidades dos roteiros de visitação. Os encontros escolares deverão ser agendados via site. Já as espontâneas estão condicionadas à capacidade de suporte que é de 100 pessoas.

Reunião
Na última semana, foi realizada uma reunião entre representantes da universidade e moradores do Bairro Alto Eldorado, local onde fica localizado o Jardim Botânico, para apresentar fisicamente a nova direção. De acordo com a assessoria da UFJF, o objetivo foi abrir um diálogo mais franco e direto com a comunidade.

Os representantes da instituição falaram também sobre concepções, objetivos, desafios e um breve histórico das ações que permitiram a abertura do local. No decorrer do encontro, também foram abordadas outras questões da estação de reenvio, como uma denúncia recebida pela UFJF sobre o acúmulo de água no local. A situação já foi resolvida.
Casa sustentável no Jardim Botânico em Juiz de Fora — Foto: Assessoria/Divulgação

Os moradores também questionaram sobre o impacto social da estação e, de acordo com a UFJF, não há uma solução imediata. Eles também garantiram à população que estão abertos para tentar construir uma solução para a situação.

Jardim Botânico
Construído em um terreno de 845 mil m² de Mata Atlântica, na Mata do Krambeck, o espaço irá agregar pesquisa, lazer e impulsionará projetos da universidade, além de fortalecer a integração com a comunidade.

De acordo com o projeto do Jardim Botânico, o local deve contar com laboratórios, viveiros de mudas, orquidário, bromeliário, casa ecológica, restaurante, recepção, auditório e de uma “cidade de formigas”.

A reportagem do G1 também questionou a UFJF sobre as obras prontas e paradas do projeto, a universidade também não se pronunciou sobre o assunto.

https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário